- Áreas de Intervenção
- Ação Social
- Agricultura e Pescas
- Ambiente
- Associativismo
- Cultura e Lazer
- Desporto
- Educação
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Juventude
- Proteção Civil
- Espaço do Cidadão
- Serviços veterinários
- Trânsito e mobilidade
- Urbanismo e Ordenamento do Território
- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - CIAC
- Espaços verdes e jardins públicos
- Área do Cidadão
- Gabinete de Comunicação
-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Ambiente
- Educação Ambiental
Educação Ambiental

futuras, bem como o futuro do próprio Planeta.
No espírito da Carta de Belgrado, a formação de uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os seus problemas, que tenha conhecimentos, motivações e sentido de compromisso que lhe permitam trabalhar, individual e coletivamente, na resolução das dificuldades atuais e impedir que elas se apresentem de novo, terá mais poder para promover a emergência de um novo modelo de desenvolvimento económico e social.
Neste contexto, a Educação Ambiental / Educação para o Desenvolvimento Sustentável deve contribuir, na perspetiva da Autarquia, para a criação de uma sociedade mais solidária, mais justa, mais humana, mais culta e, acima de tudo, mais realizada moral e intelectualmente. Nesse caminho, que exige naturalmente criatividade, liderança, coragem, haverá, certamente, um crescendo de importância com a educação e com o ambiente, no seu sentido mais lato, promovendo políticas de proteção e conservação da natureza, considerando-se as espécies vivas como património da humanidade.
Considerando a Educação Ambiental uma ferramenta essencial, no caminho para a sustentabilidade, a Câmara Municipal tem vindo a apoiar, promover e desenvolver diversos projetos, alguns inovadores e de reconhecido mérito, que têm granjeado reconhecimentos a nível nacional. É o caso da menção honrosa atribuída ao projeto “Educação Ambiental - um Projeto de Cidadania”, no âmbito do Concurso Nacional de Boas Práticas na Administração Local.
Esse trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal, através dos Serviços de Qualidade Ambiental, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável, abrange diversos públicos-alvo, com particular destaque para a comunidade escolar, dada a maior facilidade de moldar comportamentos e atitudes e a importância do reforço das temáticas ambientais no ensino formal.
No início do ano letivo, com o apoio da LIPOR e de diversas Organizações Governamentais, é apresentado às Escolas, um Plano de Educação Ambiental que serve de referência aos diversos projetos e atividades a desenvolver. Nesse contexto, têm vindo a ser promovidas temáticas ambientais tão diversas como: Natureza e Biodiversidade, Água, Resíduos, Ruído, Ar, Alterações Climáticas e Energia.
Para além do Plano apresentado, a Câmara Municipal tem procurado corresponder da melhor forma, às mais diversas solicitações, nessa área, que, ao longo de todo o ano letivo, nos são dirigidas.
Os Serviços de Qualidade Ambiental têm participado intensamente, desde 2006, em diversos projetos escolares, dos quais se destaca o programa Eco Escolas. No âmbito desse projeto, que pretende, entre outros objetivos, melhorar o desempenho ambiental, a gestão do espaço escolar e a sensibilização da comunidade, têm vindo a ser desenvolvidas ideias e programas relacionados com a implementação da Agenda 21 Escolar, a reativação/implementação da compostagem, das hortas pedagógicas, da melhoria da eficiência energética e da utilização de energias renováveis, da racionalização e reaproveitamento/reutilização da água, melhoria dos sistemas de gestão de resíduos, entre outros.