- Áreas de Intervenção
- Ação Social
- Agricultura e Pescas
- Ambiente
- Associativismo
- Cultura e Lazer
- Desporto
- Educação
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Juventude
- Proteção Civil
- Serviços veterinários
- Espaço do Cidadão
- Trânsito e mobilidade
- Urbanismo e Ordenamento do Território
- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - CIAC
- Espaços verdes e jardins públicos
- Área do Cidadão
- Gabinete de Comunicação
-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
- Agricultura e Pescas
Agricultura e Pescas
Vila do Conde é um Concelho com uma íntima ligação à agricultura e às pescas, decorrente do aproveitamento dos excelentes recursos naturais que o mar, o rio e a terra proporcionam.
A atividade agrícola concelhia é uma referência nacional, pela qualidade e número das nossas explorações agrícolas, mas também pela evolução tecnológica que a agricultura vila-condense sempre assistiu, relevando-se a existência, em Vila do Conde, da maior exploração agrícola europeia com equipamento de ordenha robotizado - a Teixeira do Batel. No setor leiteiro os agricultores vila-condenses são uma referência nacional e internacional, demonstrando a sua elevada capacidade e qualidade. Mas os nossos agricultores têm vindo também a destacar-se noutras atividades agrícolas como a horticultura, floricultura, fruticultura, produção de carne, entre outras que começam a ganhar expressão.
As pescas têm um enorme significado histórico e económico em Vila do Conde, sobretudo na comunidade das Caxinas e Poça da Barca. São inúmeros os armadores e pescadores de Vila do Conde que desafiam o mar na busca do melhor peixe, tanto em águas nacionais como internacionais. Para além do efeito direto no emprego, a atividade piscatória contribui também para a economia local, ao nível da construção naval e de outras atividades económicas complementares que cá se dinamizam.
Esta atividade desenvolve-se sob condições adversas, criadoras de enormes dificuldades aos pescadores e armadores, exigindo que as entidades competentes apostem na criação de mais e melhores condições de trabalho, de segurança e de navegabilidade para as nossas embarcações e especialmente para os nossos pescadores.
Percebendo a importância destes dois setores de atividade tradicionais para Vila do Conde, a Câmara Municipal criou o Conselho Municipal da Agricultura e o Conselho Municipal das Pescas, órgãos que integram as associações e entidades representativas dos setores e que procuram definir medidas estratégicas e ações que visem ultrapassar as dificuldades que atingem a agricultura e as pescas e contribuam para o seu desenvolvimento sustentável.