- Áreas de Intervenção
- Ação Social
- Agricultura e Pescas
- Ambiente
- Associativismo
- Cultura e Lazer
- Desporto
- Educação
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Juventude
- Proteção Civil
- Serviços veterinários
- Espaço do Cidadão
- Trânsito e mobilidade
- Urbanismo e Ordenamento do Território
- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - CIAC
- Espaços verdes e jardins públicos
- Área do Cidadão
- Gabinete de Comunicação
-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Ambiente
-
Educação Ambiental
- Pegada ecológica
Pegada ecológica

O crescimento da população mundial e o aumento dos níveis de consumo tem colocado, em especial nas últimas décadas, uma pressão muito elevada sobre os recursos existentes. Neste contexto, no sentido de avaliar em que medida o Planeta Terra tem capacidade para corresponder às exigências de consumo da sociedade, foi criado um indicador designado por Pegada Ecológica. Este representa a área de terreno biologicamente produtivo* necessário para sustentar o nível de vida atual da população. É a área para:
- suportar os níveis de consumo de recursos e;
- para absorver os resíduos produzidos.
O nosso estilo de vida, refletido nas nossas opções de consumo e de mobilidade, no tipo de alimentação e na quantidade de resíduos produzidos, determina a dimensão do nosso impacto no ambiente.
Enquanto cidadãos responsáveis, é importante que procuremos adoptar, no dia-a-dia, comportamentos que reduzam a nossa Pegada Ecológica.
Calcule a sua Pegada Ecológica:
http://www.myfootprint.org/
http://footprint.wwf.org.uk/
http://www.pegadaecologica.org.br/ (em actualização)
*Considera-se que o terreno biologicamente produtivo é constituído por solos férteis, isto é, que permitem o desenvolvimento de plantas, e pelas águas que permitem o desenvolvimento dos seres vivos aquáticos.

A Pegada Ecológica, por factores que se prendem com incertezas e dificuldades de contabilização, constitui uma estimativa do impacto que o nosso estilo de vida tem sobre o Planeta. Nesse sentido é possível termos uma noção se, como indivíduos, comunidades, países ou continentes, estamos a viver dentro ou fora das capacidades físicas da Terra.
No conceito de Pegada Ecológica está implícita a ideia de que partilhamos o Planeta com outros seres vivos e temos, como princípio ético, um compromisso geracional: de transmitirmos às próximas gerações um planeta com, pelo menos, tantos recursos como os que dispomos actualmente.
Vídeos
A menina que calou o mundo
Links
Pegada Ecológica – site da Educação
Pegada Ecológica - WWF
Pegada Ecológica - LIPOR
Global Footprint Network
Ecological Footprint - EEA
Water Footprint