Geminações
Na Europa, o estabelecimento destes protocolos de cooperação são designados por cidades geminadas ou gémeas, enquanto que nos Estados Unidos da América e Brasil, se designa comummente por "cidade irmã". A sua criação nasceu da vontade do Homem em cimentar laços mais estreitos, promovendo a cooperação e compreensão nacionais/internacionais de forma mais autêntica.
Fruto da sua riqueza cultural, da emigração dos seus povos e das suas características geográficas, Vila do Conde assinou protocolos de geminação com: El Ferrol (Espanha), Olinda (Brasil), Portalegre (Portugal) e Le Cannet- Rocheville (França).
El Ferrol

Foi no ano de 1935 que ocorreu a primeira deslocação do Rancho das Rendilheiras da Praça a fim de participar na festa do trabalho (14,15 e 16 de Julho) a El Ferrol. Apesar das vicissitudes dos anos que se seguiram, manteve-se uma estreita ligação entre as duas localidades, na qual teve particular destaque o Real Coro Toxos e Froles do Ferrol, propiciando o reatamento das relações que culminariam no acto oficial, corria o ano de 1973 (Maio e Junho).
A autarquia Ferrolana decide atribuir o nome de Vila do Conde a uma das ruas da cidade, tendo as cerimónias decorrido na Galiza entre os dias 26 e 27 de Maio de 1973, com a presença das autoridades e associações vilacondenses.
A 23 e 24 de Junho do mesmo ano, corresponde a autarquia vilacondense, recebendo a comitiva ferrolana e atribuindo o nome de Ferrol a uma das artérias da cidade. Duas cidades atlânticas e marinheiras, irmanadas pelo mar e pelas rendas.
Website: www.ferrol-concello.es
Le Cannet – Rocheville

Website: http://mairie-le-cannet.fr
Olinda

Os laços de amizade entre as cidades de Vila do Conde e Olinda tiveram início através dos inúmeros vilacondenses que se fixaram no Estado de Pernambuco.
Esta geminação nasceu sob a égide da figura notável do escritor, poeta, ensaísta, que se destacou nos movimentos cívicos de oposição ao Estado Novo, António Ramos de Almeida, olindense por nascimento e que, muito novo, veio para Vila do Conde.
Acresce ainda que Olinda, Património da Humanidade, e Vila do Conde têm muito em comum, nomeadamente na riqueza arquitectónica e na defesa do património. A geminação ocorre no ano de 1983, emitindo a Câmara Municipal de Olinda a Lei nº 4408/83, sancionada pelo Poder Executivo em 19 de Dezembro de 1983, procurando aproximar os dois povos promovendo realizações de âmbito cultural, desportivo e recreativo.
Website: www.olinda.pe.gov.br
Portalegre

A geminação foi formalizada no ano de 1994, tendo como principais objectivos o estabelecimento e a prossecução de relações sociais, culturais, económicas, desportivas e turísticas, homenageando, simultaneamente, a memória de José Régio.
Website: www.cm-portalegre.pt