-
Início
-
Viver
-
Área do Cidadão
- Censos 2021
Censos 2021
Recrutamento Censos 2021
Recenseadores
A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de cerca de 11000 Recenseadores dispersos por todo o País, em regime de Contrato de Prestação de Serviços, que serão, resumidamente, responsáveis por:
- Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;
- Assegurar a totalidade das respostas;
- Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;
- Recolher/confirmar a informação de edifício;
- Recolher e registar as respostas em alojamentos que não respondem pela internet;
- Proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.
Candidaturas
As candidaturas são obrigatoriamente formalizadas, até 21-02-2021, através do preenchimento online do formulário disponível aqui
Serão pré-selecionadas/os e convocadas/os para entrevistas de seleção apenas as/os candidatas/os que melhor se enquadrem nos requisitos definidos, de acordo com as necessidades a que se candidatarem e a calendarização da seleção prevista (previsivelmente entre fevereiro e março de 2021).
Ao longo de mais de 150 anos os Censos têm colocado à disposição da sociedade o maior retrato estatístico de Portugal. Os organismos públicos, as entidades privadas e os cidadãos em geral, reconhecem a utilidade da informação censitária, enquanto fator essencial para a planificação de serviços ou para a definição de políticas em áreas como a educação, a saúde, a habitação e o emprego.
O nosso compromisso é que os próximos censos sejam mais eficientes, mais inovadores e que continuem a responder às necessidades da sociedade.
Conheça o Programa de Ação para os Censos 2021 onde é apresentada a visão integrada das principais atividades a desenvolver no âmbito da operação censitária, as linhas de orientação em matéria de variáveis a observar, os programas de comunicação e difusão e os principais vetores do Plano de Contingência para a realização dos Censos 2021 no âmbito da COVID-19.
Conteúdo a observar nos Censos 2021
Desde a realização do primeiro recenseamento da população, o conteúdo dos Censos tem registado inúmeras alterações. Algumas variáveis são recolhidas desde 1860, como o sexo, a idade ou o estado civil, enquanto outras foram sendo incluídas ou excluídas de acordo com a importância da temática ao longo do tempo.
Contudo, nas últimas operações censitárias o número de variáveis recolhidas tem aumentado de forma significativa, o que se traduz num aumento da carga estatística sobre os cidadãos, em maior complexidade, custos de recolha mais elevados e em processamentos mais morosos.
O processo de modernização dos Censos 2021 passa também por alterações ao nível do conteúdo a observar. Assim, como resultado do processo formal desta análise, para os Censos 2021 foram introduzidas três novas variáveis e excluídas algumas variáveis observadas no passado.