Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Censos 2021

censos_logo_oficial_1_1024_2500

Recrutamento Censos 2021

Recenseadores

A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de cerca de 11000 Recenseadores dispersos por todo o País, em regime de Contrato de Prestação de Serviços, que serão, resumidamente, responsáveis por:

  • Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;
  • Assegurar a totalidade das respostas;
  • Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;
  • Recolher/confirmar a informação de edifício;
  • Recolher e registar as respostas em alojamentos que não respondem pela internet;
  • Proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.

Candidaturas
As candidaturas são obrigatoriamente formalizadas, até 21-02-2021, através do preenchimento online do formulário disponível aqui

Serão pré-selecionadas/os e convocadas/os para entrevistas de seleção apenas as/os candidatas/os que melhor se enquadrem nos requisitos definidos, de acordo com as necessidades a que se candidatarem e a calendarização da seleção prevista (previsivelmente entre fevereiro e março de 2021).

bem_vindo_n

Ao longo de mais de 150 anos os Censos têm colocado à disposição da sociedade o maior retrato estatístico de Portugal. Os organismos públicos, as entidades privadas e os cidadãos em geral, reconhecem a utilidade da informação censitária, enquanto fator essencial para a planificação de serviços ou para a definição de políticas em áreas como a educação, a saúde, a habitação e o emprego.

O nosso compromisso é que os próximos censos sejam mais eficientes, mais inovadores e que continuem a responder às necessidades da sociedade.

Conheça o Programa de Ação para os Censos 2021 onde é apresentada a visão integrada das principais atividades a desenvolver no âmbito da operação censitária, as linhas de orientação em matéria de variáveis a observar, os programas de comunicação e difusão e os principais vetores do Plano de Contingência para a realização dos Censos 2021 no âmbito da COVID-19.

programa_accao_censos_2021

Conteúdo a observar nos Censos 2021

conteudo_observar_n

Desde a realização do primeiro recenseamento da população, o conteúdo dos Censos tem registado inúmeras alterações. Algumas variáveis são recolhidas desde 1860, como o sexo, a idade ou o estado civil, enquanto outras foram sendo incluídas ou excluídas de acordo com a importância da temática ao longo do tempo.

Contudo, nas últimas operações censitárias o número de variáveis recolhidas tem aumentado de forma significativa, o que se traduz num aumento da carga estatística sobre os cidadãos, em maior complexidade, custos de recolha mais elevados e em processamentos mais morosos.

O processo de modernização dos Censos 2021 passa também por alterações ao nível do conteúdo a observar. Assim, como resultado do processo formal desta análise, para os Censos 2021 foram introduzidas três novas variáveis e excluídas algumas variáveis observadas no passado.

censos2021_conteudo_a_observar

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 17h00

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia