- Áreas de Intervenção
- Ação Social
- Agricultura e Pescas
- Ambiente
- Associativismo
- Cultura e Lazer
- Desporto
- Educação
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Juventude
- Proteção Civil
- Serviços veterinários
- Espaço do Cidadão
- Trânsito e mobilidade
- Urbanismo e Ordenamento do Território
- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - CIAC
- Espaços verdes e jardins públicos
- Área do Cidadão
- Gabinete de Comunicação
-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Ação Social
-
Programa Sociedade Civil em Ação
- Programa Chave de Afetos
Programa Chave de Afetos
O Município de Vila do Conde em parceria com a Santa Casa da Misericordia do Porto está a implementar o Projeto de Inovação Social “Programa Chave de Afetos”, com a duração de três anos.
O programa prestará serviço de monitorização a pessoas com + de 65 anos, sem ou com pouca retaguarda familiar, através da disponibilização de uma solução integrada de componente humana e tecnológica, que promove a inclusão social da população sénior residente no concelho de Vila do Conde.
A “Chave de Afetos” surge como resposta ao risco de isolamento, aumentando a sociabilidade e o sentimento de segurança, promovendo a permanência no seu domicilio evitando ou retardando a institucionalização da pessoa de mais idade.
O serviço passa pela disponibilização de equipamento de teleassistência, com inclusão de sensor de queda, que permite o contacto com o operador, disponível 24h por dia, garantindo o apoio em tempo útil em ocorrências relacionadas com a saúde, segurança e habitação.
O acompanhamento será efetuado por técnicos e voluntários, assim como por uma rede de parceiros sinalizadores dos idosos em risco, como ação fundamental de conhecimento atualizado da realidade do território.
Esta função é assumida por técnicos da Divisão de Habitação e Ação Social do Município de Vila do Conde.
Contacto: e-mail: chavedeafetos@cm-viladoconde.pt