- Áreas de Intervenção
- Ação Social
- Agricultura e Pescas
- Ambiente
- Associativismo
- Cultura e Lazer
- Desporto
- Educação
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Juventude
- Proteção Civil
- Serviços veterinários
- Espaço do Cidadão
- Trânsito e mobilidade
- Urbanismo e Ordenamento do Território
- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - CIAC
- Espaços verdes e jardins públicos
- Área do Cidadão
- Gabinete de Comunicação
-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Ambiente
-
Desenvolvimento Sustentável
- Alterações Climáticas
Alterações Climáticas
ESTRATÉGIA MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
O Município de Vila do Conde considera as Alterações Climáticas como um dos desafios mais importantes do séc. XXI, às quais se associam um conjunto de riscos para a segurança, saúde e bem estar das populações.
As projeções climáticas para o nosso território apontam para, entre outras alterações, uma diminuição da precipitação total anual, um aumento das temperaturas - em particular das máximas no outono, um aumento das ondas de calor, um aumento dos eventos de precipitação muito intensa e uma contínua subida do nível médio do mar.
Perante tais projeções, torna-se fundamental a análise, o desenvolvimento e a implementação de um conjunto coerente e flexível de opções de adaptação, que permitam ao Município estar melhor equipado para lidar com os potenciais impactos das alterações climáticas, bem como tomar partido de potenciais oportunidades.
Neste contexto foi elaborada a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, que visa promover, em todo o território do concelho, uma resposta integrada, célere e eficaz às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas, apetrechando o Município de ferramentas e instrumentos que lhe conferem uma maior adaptabilidade.