- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- Reabertura da Nau Quinhentista de Vila do Conde com entrada gratuita até domingo
Reabertura da Nau Quinhentista de Vila do Conde com entrada gratuita até domingo
A Nau Quinhentista de Vila do Conde reabre hoje ao público, 5 de setembro, após a conclusão de importantes intervenções de conservação e restauro, que visaram garantir a preservação deste valioso património histórico para Vila do Conde e para os seus mais de 40 mil visitantes anuais. Até domingo, dia 8, a visita à Nau Quinhentista será gratuita, para que todos possam subir a bordo e fazer uma viagem até à Era dos Descobrimentos.
A visita inaugural, após seis meses de trabalhos, foi liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, acompanhado de uma delegação de 10 deputados do Parlamento Norueguês, entidades locais e dos vários parceiros do projeto.
O Presidente da Câmara, Vítor Costa, afirma que a reabertura da Nau Quinhentista é “um símbolo da importância que o Município atribui à conservação do património e também à atração turística. O objetivo é chegarmos agora aos 50 mil visitantes por ano, e aumentarmos as visitas de público escolar dos 12 para os 15 mil alunos.”
Esta intervenção incluiu a manutenção estrutural da embarcação, restauro de detalhes históricos e implementação de novas técnicas de conservação que asseguram a durabilidade do navio para as futuras gerações. Dos vários trabalhos realizados, destacam-se as intervenções nos castelos de popa e de proa, no painel de popa, em ambos os costados, a bombordo e estibordo, na mastreação, no poleame e no cordame. As obras de intervenção na Nau Quinhentista ficaram a cargo do estaleiro naval Samuel & Filhos, Lda, a quem também se deve a sua construção original.
A intervenção teve um custo de 186.960,00€, comparticipado em 85% (123.250,00€) pelos EEA Grants EEA Grants - designadamente pela Islândia, o Liechtenstein e Noruega - e tem como operador do programa o Património Cultural, IP.
A Nau Quinhentista, uma réplica fiel das embarcações portuguesas do século XVI é, desde a sua construção, em 2007, um dos símbolos mais icónicos de Vila do Conde, testemunho vivo da Era dos Descobrimentos e do papel que Portugal desempenhou na exploração e comércio marítimo global.
Convidamos todos a visitar a Nau Quinhentista, de forma gratuita até domingo, e a redescobrirem a riqueza da nossa história.