- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- Papa Francisco concedeu a Bênção Apostólica aos Pescadores das Caxinas e aos barcos que levantam a procissão do Nosso Senhor dos Navegantes
Papa Francisco concedeu a Bênção Apostólica aos Pescadores das Caxinas e aos barcos que levantam a procissão do Nosso Senhor dos Navegantes
A missiva Papal foi lida pelo Padre Daniel Neves, nas Solenidades Religiosas em Honra do Santo Padroeiro.
No texto, o Papa Francisco dirige especialmente o seu pensamento para para “quantos labutam no alto mar, com as respetivas famílias, animando-os a conservarem uma fé viva”, assemelhando as barcas dos Apóstolos e as embarcações das Caxinas como enquanto lugares privilegiados para um encontro com Cristo. Termina concedendo a Bênção Apostólica sobre a atividade piscatória local e sobre todos os membros da Comunidade Paroquial de Nosso Senhor dos Navegantes.
Esta carta do Vaticano responde a uma outra, enviada em Maio, assinada pelo Pároco da Paróquia das Caxinas e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, na qual, en nome de toda a comunidade, se dirigiram ao Papa Francisco pedindo a Bênção para os pescadores e para os barcos que anualmente colaboram com as Festas em Honra do Nosso Senhor dos Navegantes, extensível a todos os pescadores e membros da Paróquia.
Para o Presidente da Câmara Municipal receber esta Bênção do Papa Francisco “foi um momento de grande emoção e de enorme honra, reconhece a fé com que estes homens e mulheres enfrentam as dificuldades da vida ligada ao mar e vai unir ainda mais a nossa comunidade”. O Padre Daniel Neves diz até ter sido “um dos momentos mais felizes da minha vida. Quando li a carta, fui capaz de ouvir novamente as palavras do Papa Francisco em Lisboa dizendo que a igreja é de todos, todos, todos”. Os dois estão convictos de que a alegria que ambos sentiram será partilhada por toda a comunidade de Caxinas, e de Vila do Conde.
As Festas em Honra de Nosso Senhor dos Navegantes são uma das maiores manifestações religiosas no Norte do País, atraindo, todos os anos, milhares de pessoas a Vila do Conde, para assistirem à Majestosa Procissão que parte da icónica Igreja em forma de barco.