Município instala novos abrigos e pontos de alimentação para colónias de gatos
Conteúdo atualizado em12 de agosto de 2025às 16:39
Passar para o Conteúdo Principal
Top

No Dia Internacional do Gato, 8 de agosto, o Município de Vila do Conde procedeu à instalação de cinco novos abrigos e pontos de alimentação destinados a colónias de gatos abrangidas pelo Programa CED – Capturar, Esterilizar, Devolver.
Este programa tem como objetivo controlar de forma ética e sustentável a população felina de rua, através da captura dos animais, esterilização, colocação de microchip em nome do Município, vacinação antirrábica, desparasitação interna e externa, corte da orelha esquerda (para identificação) e devolução ao seu local de origem.
Entre os principais benefícios do Programa CED, destacam-se o controlo populacional, a redução significativa de ruídos durante a fase de acasalamento e de disputas territoriais, a diminuição de odores provocados por machos não esterilizados, bem como o controlo de roedores. As colónias geridas no âmbito deste programa não representam risco para a saúde pública.
Um elemento fundamental do sucesso desta iniciativa é o papel desempenhado pelos cuidadores das colónias, que, para além de alimentarem os gatos com ração seca e água em locais autorizados, asseguram a limpeza e vigilância dos espaços.
O Município mantém, desde julho de 2022, um protocolo com a Associação Animais de Rua para a execução do Programa CED. Até ao momento, já foram intervencionados cerca de 1.000 animais, distribuídos por 115 colónias em diversas freguesias do concelho.