- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- Inauguração da Requalificação da Escola Básica de Real em Vilar do Pinheiro: Um Marco de Participação Comunitária e Investimento Municipal
Inauguração da Requalificação da Escola Básica de Real em Vilar do Pinheiro: Um Marco de Participação Comunitária e Investimento Municipal
O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde inaugurou, hoje, a requalificação da Escola Básica de Real, em Vilar do Pinheiro, com a presença do Delegado Regional de Educação do Norte, Luís Carlos Lobo, da Representante da Área Metropolitana do Porto, Ariana Pinho, da Diretora do Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Rosa Sampaio, e do Presidente da Junta de Vilar do Pinheiro, Miguel Pereira.
Com esta requalificação, feita através do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde, a Câmara Municipal inaugura um novo paradigma de cidadania ativa e participação cívica na política pública local, com o envolvimento da comunidade escolar e participação da comunidade educativa nos projetos de requalificação física do parque escolar do concelho.
Vítor Costa afirmou que "esta requalificação é um excelente exemplo de como o trabalho e o envolvimento da comunidade pode transformar o processo educativo e contribuir para a construção de uma educação de qualidade".
Para a concretização deste projeto foram dinamizadas 14 sessões de mediação comunitária com crianças, pais, famílias, professores, assistentes operacionais e com os técnicos municipais responsáveis pelo projeto e empreitada, com o objetivo de auscultar necessidades e priorizar intervenções a serem implementadas na nova escola. Foram abrangidas neste processo cerca 100 pessoas, tendo a obra representado um investimento municipal na ordem dos 150.000,00€ a que se somou o financiamento do PRR no valor de 520.000€.
Este projeto de requalificação participada de um equipamento escolar, tem o nome de “O Nosso Futuro” e insere-se na operação VICE Vila – Vila Inclusiva, Cívica e Empreendedora do PACDVC 2022-2025, promovido pelo município de Vila do Conde e financiado no âmbito do Aviso No02/C03 - i06.03/2022 da Área Metropolitana do Porto, enquadrado na Componente 03 Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência.