- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- Inauguração da Plaza Rancho da Praça – Rendilheiras de Vila do Conde em Ferrol assinala o encerramento das comemorações dos 50 Anos de Geminação
Inauguração da Plaza Rancho da Praça – Rendilheiras de Vila do Conde em Ferrol assinala o encerramento das comemorações dos 50 Anos de Geminação
Hoje, a cidade de Ferrol, na Galiza, acolheu o encerramento das comemorações do cinquentenário da geminação com Vila do Conde, com a inauguração de uma praça que simboliza os laços históricos e culturais que unem as duas cidades.
A comitiva portuguesa, composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, os Vereadores Paulo Vasques e Catarina Monteiro, o Presidente do Rancho da Praça, Artur Bonfim, e o respetivo rancho, foi recebida pelo Alcaide de Ferrol, José Manuel Rey Varela, pelo restante Executivo Municipal e pelo Real Coro Toxos e Froles.
Após a receção, a emblemática Praça de Amboage acolheu uma atuação, com interpretação de uma música dedicada à ligação entre os dois municípios, discursos dos autarcas que destacaram a importância dos laços entre as cidades e a cooperação transfronteiriça, assim como os valores humanistas e de solidariedade que Vila do Conde e Ferrol partilham. A cerimónia culminou com a colocação de uma coroa de flores no monumento ao Marquês de Amboage, um benfeitor local cujo legado continua a impactar a cidade de Ferrol.
Durante a tarde, teve lugar a cerimónia inaugurativa da Plaza Rancho da Praça – Rendilheiras de Vila do Conde, um espaço central que ganha agora o nome da associação que, juntamente com o Real Coro Toxos e Froles de Ferrol, mais contribuíram para esta geminação.
Nas suas intervenções, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde sublinhou a emoção e a honra de celebrar meio século de irmandade. Enfatizou a importância de continuar a aprofundar as relações nos campos social, económico, turístico e cultural, reforçando o compromisso de ambas as cidades trabalharem em conjunto por um futuro próspero e sempre conectado.
O evento encerrou com as atuações do Rancho da Praça – Rendilheiras de Vila do Conde e do Real Coro Toxos e Froles de Ferrol, assinalando o fim dos atos comemorativos dos 50 anos da geminação.