- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- Apresentados Dois Novos Programas Municipais para Seniores
Apresentados Dois Novos Programas Municipais para Seniores
No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Câmara Municipal de Vila do Conde apresentou o Entre Mãos e o P.E.C.I.S. – Programa de Envelhecimento (Cri)Ativo com Impacto Social, programas inseridos no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas (PACD), que visam combater o isolamento social, o idadismo e o estigma social associado à população idosa, promovendo um envelhecimento ativo, saudável e em comunidade.
O Entre Mãos será desenvolvido em todas as Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho e vai combater o isolamento através da realização de atividades gratuitas divididas em quatro grandes eixos: aprendizagens ao nível da numeracia e literacia; inclusão e capacitação digital; saúde e terapêutica ocupacional e atividades lúdicas e desportivas.
Três dos beneficiários do projeto piloto do Entre Mãos, Arminda Garrido, Albertina Silva e Leandro Rosalino tiveram a oportunidade partilhar a sua experiência e os comentários oscilaram entre “convivi com vizinhos que nem conhecia” ou “quero é que continue”.
O P.E.C.I.S. subdivide-se em dois programas, o “Criativ.idades” e o Arte.Senior” e visa promover a vocação e o potencial artístico e criativo da população em idade avançada do concelho, disponibilizando uma nova oferta de atividades culturais e criativas que inclui artes plásticas, artes performativas, música, vídeo, gastronomia criativa, ilustração ou design. Para alem de reduzir o isolamento social entre os mais velhos, o programa pretende também valorizar as suas contribuições artísticas e culturais e fortalecer a ligação entre os cidadãos e os agentes culturais de Vila do Conde.
As atividades abrangem todo o território concelhio, numa estreita colaboração entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e de Uniões de Freguesias e outros parceiros sociais, garantindo uma ampla participação da comunidade. Além disso, o P.E.C.I.S. contempla a capacitação de instituições de solidariedade social locais, promovendo a criação de objetos e produtos culturais.
Para alem de reduzir o isolamento social entre os mais velhos, o programa pretende também valorizar as contribuições artísticas e culturais, fortalecendo a ligação entre os cidadãos e os agentes culturais de Vila do Conde.
Na apresentação pública, a Vereadora com os Pelouros da Coesão e Ação Social, Cidadania e Igualdade, Carla Peixoto, frisou que “em Vila do Conde, o envelhecimento ativo, saudável e em comunidade não é uma utopia, mas sim uma realidade em expansão.”