- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- Adjudicados os dois maiores projetos de requalificação urbanística alguma vez realizados na zona Norte da cidade de Vila do Conde - Caxinas e Poça da Barca.
Adjudicados os dois maiores projetos de requalificação urbanística alguma vez realizados na zona Norte da cidade de Vila do Conde - Caxinas e Poça da Barca.
As obras de Requalificação Urbana das Caxinas e Poça da Barca e a Requalificação do Complexo dos Aprestos são importantes compromissos assumidos com a população pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, e estão agora muito perto de se tornarem realidade.
As empreitadas foram adjudicadas, estando o início dos trabalhos previsto para o último trimestre de 2024, logo após a emissão do necessário visto do Tribunal de Contas.
O líder do executivo vilacondense mostra-se satisfeito por estar muito perto de poder arrancar com os trabalhos que permitem “cumprir a promessa feita aos vilacondenses, mas mais importante ainda, melhorar a qualidade de vida dos moradores e contribuir para uma melhor experiência daqueles que nos visitam”.
Os dois projetos representam um investimento superior a 5 milhões e meio de euros, que deverá ser suportado pelo Orçamento Municipal e por fundos comunitários. “É uma intervenção necessária e prioritária”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.
Requalificação Urbana das Caxinas e Poça da Barca – 1ª fase
A empreitada de Requalificação Urbana das Caxinas “traduz-se na reabilitação de todas as infraestruturas do quarteirão em torno da Rua da Alegria, nomeadamente as ruas das Violetas, Rosas, Dálias, Alegria, Mareantes, Infante Santo e S. Pedro Pescador e ainda a travessa da Poça da Barca”, afirma Vítor Costa
No subsolo, serão substituídas e redimensionadas as redes de água e saneamento, colocando definitivamente fim às inundações que afetam a Rua da Alegria sempre que chove de forma mais intensa, assim como às falhas no abastecimento e drenagem de águas residuais. Serão também substituídas as infraestruturas de iluminação e telecomunicações. À superfície, esta área receberá um novo arranjo, com implantação de árvores, novo mobiliário urbano e uma nova configuração de passeios e estacionamentos.
A obra está orçamentada em aproximadamente 3 milhões e 600 mil euros e tem uma duração prevista de 24 meses. Esta é a primeira obra de um conjunto de intervenções de requalificação urbanística previstas para aquela zona da cidade.
Requalificação do Complexo dos Aprestos
Por seu lado, a Requalificação do Complexo dos Aprestos permitirá recuperar a orla marítima, “concluindo um processo que foi interrompido pelo anterior executivo e devolvendo à comunidade um espaço privilegiado de fruição e beleza paisagística, equilibrando o desenvolvimento comunitário e turístico”, adianta Presidente da Câmara Municipal.
Na nova cobertura dos armazéns de aprestos, que abrange uma área de dez mil metros quadrados, vai nascer um parque lúdico e multifuncional, que tanto servirá atividades recreativas ou desportivas do quotidiano, como poderá receber espetáculos musicais ou outros eventos de maiores dimensões. A empreitada deverá estar pronta em 9 meses e custará cerca de 1,95 milhões de euros.
De recordar que também nesta zona da cidade já está em execução a construção da Nova Unidade de Saúde das Caxinas, um edifício que vai ser a nova morada da Unidade de Saúde Familiar dos Navegantes e da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, servirá 14 mil utentes e é financiada em 80% por fundos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).