- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- 9 de junho | Dia Internacional dos Arquivos
9 de junho | Dia Internacional dos Arquivos
Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Arquivos. Este dia procura sublinhar a importância dos arquivos e o seu papel fundamental na sociedade. Os arquivos são lugares incomparáveis de descoberta, ensinam-nos e documentam o passado, o Arquivo Municipal de Vila do Conde, desempenha bem essa função, enquanto serviço incontornável para a história local e para a preservação da memória coletiva.
De facto, é aqui que podemos encontrar informação relativa ao município de Vila do Conde, bem como a organizações, famílias, associações ou confrarias, entre outros, totalizando mais de 2.500 metros lineares de documentação, compreendida entre os séculos XII e XXI e em diferentes suportes, como pergaminho, papel, e negativos de vidro, poliéster ou provas fotográficas de que é exemplo o acervo proveniente da Foto Adriano. Também no Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas – CEDOPORMAR – localizado na Alfândega Régia, dispomos de um núcleo especializado de informação digital, onde se encontra informação relacionada sobretudo com o período da expansão marítima portuguesa, não só tuteladas pelo AMVC, mas também por outras Instituições nacionais e internacionais.
Mas não é só de cultura e história que o AMVC trata. No que diz respeito à acessibilidade à informação e à proximidade com os cidadãos, numa Administração Pública cada vez mais aberta e descentralizada, este serviço dispõe de um conjunto de competências para atendimento ao público, no sentido de facultar informação e documentação para fins probatórios.
Instalado no Centro de Memória, o Arquivo Municipal de Vila do Conde congrega as condições necessárias, quer ao nível técnico, quer no que concerne ao atendimento, como a sala de leitura e serviços educativos, que lhe permitem concretizar os seus principais objetivos e missões: conservar, preservar, divulgar, promover e comunicar o património documental vilacondense.