Workshops de Bonecas de Pano Abayomi
Conteúdo atualizado em8 de maio de 2017às 18:20
Passar para o Conteúdo Principal
Top
No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, que este ano tem como mote o papel dos museus nas comunidades, o Museu de Vila do Conde vai promover, de 16 a 20 deste mês, a realização de workshops de Bonecas de Pano Abayomi, pela artesã Claudia Müller.
As Abayomis são bonecas de pano, de tradição afro-brasileira, feitas de retalhos com nós e tranças, que eram utilizadas pelas mulheres para confortarem os seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil.
O termo Abayomi significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Os workshops, de frequência gratuita, decorrerão de 16 a 20 de maio no Museu das Rendas de Bilros, mediante inscrição prévia: museus@cm-viladoconde.pt ou 252 248 468.
No dia 18 de maio, quinta-feira, entrada gratuita nos diversos núcleos museológicos do Museu de Vila do Conde.