- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Julho termina com o Dia da Rendilheira na Feira Nacional de Artesanato
Julho termina com o Dia da Rendilheira na Feira Nacional de Artesanato
Visite a Feira Nacional de Artesanato (FNA) no domingo e será recebido por cerca de 200 rendilheiras que estarão a trabalhar ao vivo a arte de entrelaçar os bilros. O Dia da Rendilheira constitui um dos momentos mais simbólicos da FNA, contribuindo para a divulgação e promoção das Rendas de Bilros de Vila do Conde.
Do artesanato para o cinema, sugerimos "Um filme em forma de Assim", que vai buscar o nome à obra “Uma Coisa em Forma de Assim”, onde está reunida toda a prosa de Alexandre O'Neill (1924-1986) – e que conta com realização de João Botelho. Sessões no Teatro Municipal, domingo, às 16h00 e 21h30.
Mas há mais para fazer por estes dias em Vila do Conde. Saiba tudo aqui.
Dia da Rendilheira na Feira Nacional de Artesanato
A 44.ª edição do evento está de regresso a Vila do Conde dedicada ao Ano Europeu da Juventude e com um programa de animação diário cujo destaque é a música tradicional portuguesa, contando ainda com atuações itinerantes e performativas, mas não só. Desde a sua génese que a Feira Nacional de Artesanato tem procurado criar eventos paralelos à exposição do melhor das artes tradicionais portuguesas, não só como forma de dinamizar o evento e atrair maior número de visitantes, mas também para assegurar que o futuro do artesanato nacional há-de cruzar-se com a modernidade dos novos tempos.
Em 1992, aquando da realização da 15.ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, surgiu aquele que viria a transformar-se num dos momentos mais emblemáticos do evento: a comemoração do Dia da Rendilheira. Desde então, no segundo domingo de realização da Feira Nacional de Artesanato, o recinto acolhe a iniciativa que tem por objetivo divulgar a mestria e a destreza das mulheres vilacondenses na arte de entrelaçar os bilros, criando preciosas peças de renda muito apreciadas. O Dia da Rendilheira reúne no mesmo espaço cerca de 200 rendilheiras que trabalham ao vivo, constituindo um dos momentos mais simbólicos da Feira Nacional de Artesanato.
Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a 44.ª Feira Nacional de Artesanato tem entrada gratuita e decorre nos Jardins da Avenida Júlio Graça. De segunda a quinta-feira está aberta das 17h00 às 24h00 e, às sextas-feiras, sábados e domingos das 15h00 às 24h00.
Ciclo de concertos e visitas guiadas “Spatia Resonantia” nas Igrejas de Vila do Conde
Com André Bandeira no órgão e Olavo Barros na flauta barroca, nos dias 29, na Igreja de Sta. Clara, e 31, na Igreja de S. Francisco, serão interpretadas seis sonatas do compositor Johann Sebastian Bach.
Escritas para órgão, estas seis sonatas fazem parte de uma coleção escrita e compilada por Johann Sebastian Bach, em Leipzig, no final da década de 1720. O seu principal propósito foi didático, o culminar da formação organística de Wilhelm Friedemann Bach, seu filho mais velho.
No dia 29, na Igreja de Sta. Clara, o concerto começa às 22h00, depois da visita guiada, às 21h15. Já no dia 31, na Igreja de S. Francisco, o programa tem início às 18h00 (visita guiada às 17h15).
Recital de Verão no Auditório Municipal
O Auditório Municipal de Vila do Conde recebe um recital de verão na sala Jorge Laranja, esta sexta-feira, 29 de julho.
O barítono Luíz Filipe Marques dará um recital, pelas 21h30. A segunda parte está a cargo da pianista Nataliya Harasimenko, com o Coro de Santa Cecília de Vila do Conde.
Aula de Zumba no Parque Ativo
A Câmara Municipal de Vila do Conde, em colaboração com os ginásios do concelho, está a promover nos meses de julho e agosto, a iniciativa Parque Ativo que leva até ao Parque de Jogos várias modalidades desportivas. Este sábado, às 10h30, será a vez de experimentar Fight Do.
Com participação livre e gratuita, o objetivo da iniciativa é apoiar e promover a prática desportiva e a atividade física junto da população, criando hábitos de vida saudáveis.
Consulte aqui o calendário das aulas.
MARO no Teatro Municipal de Vila do Conde
A cantora e compositora MARO apresenta-se em concerto no Teatro Municipal de Vila do Conde no dia 30 de julho, às 21h30, trazendo a Vila do Conde o mundo que criou através da sua voz única e composições distintas. Depois de se formar na Berklee College of Music, MARO decidiu mudar-se para Los Angeles, onde lançou os seus primeiros seis álbuns, escritos e produzidos por si, todos em 2018. No final desse ano, foi convidada para fazer parte da banda de Jacob Collier, do qual fez parte durante todo o ano de 2019 como cantora, guitarrista, teclista e percussionista. Durante a pandemia, a artista deu início a uma série chamada “ITSA ME, MARO!”, em dueto com vários artistas de renome de todo o mundo.
MARO está atualmente numa tour com mais de 15 espetáculos em Portugal e, em breve, fará a sua primeira tour nos Estados Unidos.
"Um filme em forma de Assim"
No domingo, dia 31 de julho, às 16h00 e às 21h30, o Cineclube de Vila do Conde apresenta “Um Filme em Forma de Assim”, que vai buscar o nome à obra “Uma Coisa em Forma de Assim”, onde está reunida toda a prosa de Alexandre O'Neill. Conta com realização de João Botelho segundo um argumento seu e de Maria Antónia Oliveira. É, segundo as palavras do realizador, “organizado como um sonho, estruturado como um musical e com textos, tanto ditos como cantados, que nos conduzem a situações inesperadas, caóticas e emocionantes, na tentativa de agarrar parte do que o inalcançável Alexandre O'Neill nos deixou". Gabriela Barros, Soraia Chaves, Maria Leite, Rita Blanco, Inês Castel-Branco e Isabél Zuaa são algumas das atrizes com que nos podemos cruzar no ecrã.