- Início
- Serviços
- Serviços Municipais
- Ambiente
- Pegada ecológica
Pegada ecológica
O conceito de Pegada Ecológica foi usado pela primeira vez por dois professores universitários canadianos, William Rees e Mathis Wackernagel, no início da década de 1990. O objectivo subjacente ao desenvolvimento do conceito foi criar uma ferramenta de avaliação que, o mais rigorosamente possível, permitisse determinar o impacto do nosso estilo de vida no ambiente.
A Pegada Ecológica, por factores que se prendem com incertezas e dificuldades de contabilização, constitui uma estimativa do impacto que o nosso estilo de vida tem sobre o Planeta. Nesse sentido é possível termos uma noção se, como indivíduos, comunidades, países ou continentes, estamos a viver dentro ou fora das capacidades físicas da Terra.
No conceito de Pegada Ecológica está implícita a ideia de que partilhamos o Planeta com outros seres vivos e temos, como princípio ético, um compromisso geracional: de transmitirmos às próximas gerações um planeta com, pelo menos, tantos recursos como os que dispomos actualmente.
O crescimento da população mundial e o aumento dos níveis de consumo tem colocado, em especial nas últimas décadas, uma pressão muito elevada sobre os recursos existentes. Neste contexto, foi criado um indicador designado por Pegada Ecológica.
O nosso estilo de vida, refletido nas nossas opções de consumo e de mobilidade, no tipo de alimentação e na quantidade de resíduos produzidos, determina a dimensão do nosso impacto no ambiente.
Enquanto cidadãos responsáveis, é importante que procuremos adoptar, no dia-a-dia, comportamentos que reduzam a nossa Pegada Ecológica.
Calcule a sua Pegada Ecológica:
A DECO lançou o LifestyleTest, uma ferramenta digital gratuita que permite calcular a pegada de carbono dos cidadãos em 4 áreas do quotidiano dos consumidores: casa, alimentação, transporte e compras.
Esta é uma ferramenta única em Portugal.
Calcule aqui a sua Pegada Ecológica