- Áreas de Intervenção
- Ação Social
- Agricultura e Pescas
- Ambiente
- Associativismo
- Cultura e Lazer
- Desporto
- Educação
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Juventude
- Proteção Civil
- Espaço do Cidadão
- Serviços veterinários
- Trânsito e mobilidade
- Urbanismo e Ordenamento do Território
- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - CIAC
- Espaços verdes e jardins públicos
- Área do Cidadão
- Gabinete de Comunicação
-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Desporto
-
GAMA - Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo
- Formação de Agentes Associativos
Formação de Agentes Associativos
O associativismo desportivo exerce uma função de reconhecido valor social. O associativismo desportivo engloba os clubes desportivos que estão ou não filiados em associações de modalidades desportivas e que são meio de acesso e suporte fundamental à atividade desportiva de largos estratos da população.
O associativismo desportivo constitui na sociedade atual um meio privilegiado de satisfação das necessidades lúdicas e recreativas do ser humano permitindo partilhar a atividade física em comunidade. Esta necessidade de partilhar a prática desportiva em grupo leva a sua institucionalização, ou seja, ao aparecimento de clubes, associações e federações que se encontram organizados de uma forma hierárquica: os clubes ocupam a base de uma hipotética pirâmide, as associações a parte central e as federações o topo.
Considerando a importância que os clubes desportivos ou associações desportivas podem ter junto da população, constituindo, em muitos casos, a única via de acesso à prática desportiva, será de extrema importância dar apoio sob várias formas (logística, material, financeira ou outras) sendo que uma delas poderá ser através da formação dos seus agentes. Esta função é muitas vezes realizada fora do seu horário principal de trabalho não permitindo, por isso, o acompanhamento de algumas temáticas, conteúdos e matérias que vão sendo alteradas como consequência das mutações constantes da sociedade atual.
Uma das áreas que está em constante mutação é, por exemplo, a legislação que dá suporte a essas instituições desportivas, entre outras.
Por isso afirmamos que organizações desportivas vivem em ambientes diferenciados que são condicionadores da sua gestão. Um ambiente de um clube de desporto escolar é completamente diferente de um clube de desporto federado.
Assim, com este projeto temos como objetivos:
• Criar momentos saudáveis de troca de ideias e opiniões entre os agentes desportivos;
• Identificar problemas e apoiar a sua resolução;
• Proporcionar qualificação e formação contínua em várias áreas;
• Apoiar na implementação de medidas e estratégias de intervenção;
• Melhorar a intervenção dos agentes desportivos.
O programa de Formação de Agentes Associativos - FAA, realizou-se entre fevereiro e junho de 2018. Todas estas ações foram creditadas pelo IPDJ - Instituto Português da Juventude e Desporto.
A programação da FAA em 2018, foi a seguinte:
1ª FORMAÇÃO DE AGENTES ASSOCIATIVOS
Tema: Fiscalidade no Desporto
• 24 de fevereiro;
• Preletor - Doutor Paulo Lourenço, formado em Direito Fiscal, Fiscalidade e Secretário Geral da Federação Portuguesa de Futebol, Docente do Ensino Superior e Administrador do Euro 2004.
2ª FORMAÇÃO DE AGENTES ASSOCIATIVOS
Tema: Desenvolvimento de um Plano Estratégico Desportivo
• 17 de março;
• Preletores: o Doutor Dimas Pinto, Mestre em Gestão do Desporto, Presidente da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, Consultor em Gestão de Desporto e Docente do Ensino Superior e o Dr. José Charro, Mestre em Gestão e Direção Desportiva
3ª FORMAÇÃO DE AGENTES ASSOCIATIVOS
Tema: Planeamento e Gestão de um Evento
• 21 de abril
• Preletor: Dr. Fernando Parente, Assessor no Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Diretor Desportivo dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (UM), Vice-Presidente do Sporting de Braga e Docente do Ensino Superior.
4ª FORMAÇÃO DE AGENTES ASSOCIATIVOS
Tema: Clubeinova - Ferramentas de Inovação para Clubes Desportivos
• 26 de maio
• Convidado: Dr. Gastão Sousa - Doutorado em Gestão do Desporto, Consultor e Investigador na área da Gestão do Desporto e Docente do Ensino Superior.
5ª FORMAÇÃO DE AGENTES ASSOCIATIVOS
• 16 de junho - SESSÃO DE ENCERRAMENTO
• Tema: Debate: “Plano Desportivo de um Clube”
• Convidados clubes do concelho para debate.