Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Exposição “Tarde Azul, o Universo Amoroso de Julio/Saúl Dias”

2023/11/25 a 2024/04/07

Exposição “Tarde Azul, o Universo Amoroso de Julio/Saúl Dias”

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior apresenta ao público, de 25 de Novembro de 2023 a 7 de Abril de 2024, a exposição Tarde Azul, o Universo Amoroso de Julio/Saúl Dias, uma organização da Câmara Municipal de Castelo Branco, em colaboração com a Galeria Julio - Centro de Memória, tutelada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, detentora de parte significativa do espólio do artista.

Nesta mostra, reúnem-se alguns do melhores desenhos, aguarelas e pinturas de temática amorosa de Julio, com a componente narrativa que o próprio autor reconheceu existir no seu trabalho, em diálogo com a poesia de Saúl Dias, numa simbiose das vertentes pintura e poesia, que dão forma ao universo do artista considerado pelos curadores, a crítica de arte Maria João Fernandes e o poeta Gonçalo Salvado, “expoente do Lirismo do Século XX em Portugal e Histórico Pioneiro da Arte Moderna Portuguesa”.

De desenho para desenho e no conjunto das suas pinturas representadas “pode verificar-se como na obra de Julio a figura feminina tem um papel central, sobretudo no contexto do envolvimento amoroso de que é protagonista, juntamente com o jovem poeta que vai envelhecendo ao correr das décadas, sem que ela perca a sua juventude e a sua beleza. Por milagre da evocação e da poesia que eterniza o amor que ela soube despertar com a atmosfera que a este se liga, a de uma eterna Primavera”. Justamente a atmosfera da Tarde Azul, que a presente exposição pretende evocar.

A mostra tem como destaque alguns aspetos originais e inéditos que importa realçar: o diálogo da arte contemporânea com as artes tradicionais, representadas por uma Tapeçaria de Portalegre realizada sobre uma aguarela da “série Poeta” de Julio, pela primeira vez exposta, e por uma Colcha de Castelo Branco, presente em fundo, na reconstituição do atelier do artista onde se encontrava, e estabelecendo o vínculo da sua estética com a cidade que acolhe a exposição. A lembrar que Castelo Branco foi recentemente distinguida por causa das suas colchas, como “cidade criativa da Unesco”.

No contexto de uma mostra bibliográfica da coleção particular do poeta Gonçalo Salvado, serão expostas as primeiras e raras edições da poesia de Saul Dias, com destaque para aquela que o artista dedicou a seus Pais.

Um aspeto ainda a destacar é a ênfase para o tema do “nu feminino” com grande tradição na arte ocidental e recorrente na obra de Julio, pela primeira vez reunido numa perspetiva cronológica.

Por outro lado, “será pela primeira vez exposto, com merecido destaque”, o desenho de Julio que ilustrou a capa da Obra Poética de Saúl Dias, distinguida ex aequo com António Ramos Rosa em 1980 com o Prémio da Crítica Literária.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia