Peça do Mês de Maio

Peça do Mês de Maio
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h
No seguimento da iniciativa “A Peça do mês”, o Museu de Vila do Conde selecionou para exposição durante o mês de maio, uma ave taxidermizada, cujo nome científico é Limosa lapponica (Fuselo), proveniente do Colégio de S. José e que, juntamente, com outro espólio pertence à Câmara Municipal de Vila do Conde.
O fuselo Limosa lapponica, caracteriza-se por ser uma ave com um comprimento total que varia entre os 37 a 41 cm, apresentando uma envergadura de asa entre 70 e 80 cm. Os machos são em média menores que as fêmeas; pesam entre 190 a 400 g e as fêmeas entre 360 e 630 g. As aves adultas têm pernas com coloração azul-cinza e um bico escuro muito comprido, com uma ligeira curvatura para cima e cor rosa na extremidade. O pescoço, peito e barriga apresentam-se com aparência vermelho tijolo durante a época de acasalamento e brancos no inverno. O dorso é pardo.
Em Portugal é uma ave invernante. Segundo o Instituto de Ciências da Natureza pode ser encontrada ao longo da costa, sobretudo em zonas estuarinas, sendo o local mais importante a Ria Formosa.
O Colégio de S. José, propriedade da Família Casal Pelayo, onde, atualmente, está instalado um dos equipamentos culturais da Câmara Municipal de Vila do Conde, o Centro de Juventude, localizado na ampla e moderna Avenida Júlio Graça, esteve em atividade entre os anos de 1954 e 1987. A sua primeira direção e orientação pedagógica era constituída pelos seguintes membros: Pe. Reinaldo Casal Pelayo, Dr. José Casal Pelayo, Dr. João Baptista Casal Pelayo, Dr. Vicente Casal Pelayo e Dr. Primo Casal Pelayo.
O Colégio de S. José estava direcionado para uma educação integral, nacional e católica, tendo como bases de ensino, a instrução primária e admissão aos liceus, ensino liceal e técnico, possuindo condições para internato, semi-internato e externato.