Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

'Morcegos às Claras'

Exposições
2022/01/12 a 2022/12/30
Morcegos as claras 1 720 2500

"Morcegos às Claras"

Horário:

Terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Local:
Centro de Ciência Viva de Vila do Conde

"Como é a vida de um morcego? Os morcegos são cegos? Serão ratos com asas ou mesmo vampiros misteriosos? Como conseguem estar tanto tempo de cabeça para baixo? Como é que uma mãe reconhece a sua cria no interior de uma colónia berçário? Os morcegos são todos pretos? Por que razão os morcegos são os únicos mamíferos voadores? Qual a importância dos morcegos?

Morcegos … Porquê?

A exposição “Morcegos às Claras” dá resposta a estas e a muitas outras questões.

Esta exposição interativa produzida pelo Centro Ciência Viva do Alviela explora o curioso mundo dos morcegos, mostrando a sua importância, as ameaças que enfrentam e de que forma podem ser protegidos.

Existem cerca de 1200 espécies de morcegos no mundo. Portugal tem 27 espécies que representam 40% dos mamíferos do nosso país. 11 dessas espécies estão ameaçadas e a atividade humana é a causa principal.

A exposição está dividida em quatro áreas:
- “Todos ao molho”, que explora a vida de um morcego, mostrando o lado mais social destes mamíferos que vivem em colónias com centenas de indivíduos.
- “Morcegos à séria”, uma área que permite examinar de perto os morcegos e ficar a conhecer como é um morcego a sério. Os visitantes podem mexer num morcego, sentir a sua pelagem, tamanho e peso.
- “Eu, morcego” é uma área que desmistifica várias questões sobre os morcegos: São cegos? São ratos com asas ou mesmo vampiros misteriosos? Este módulo divide-se em três áreas: Papa-insetos: em que o visitante se coloca na pele de um morcego e caça a próxima refeição; “Cabeça de Tomate”, que explica como é que os morcegos conseguem estar tanto tempo de cabeça para baixo; e Superstars, uma área centrada no imaginário dos super-heróis: será que um simples morcego pode ser um super-herói como o Batman?
- A última parte, “Assim não dá!”, centra-se na caracterização das várias espécies: Quantos morcegos existem no mundo, na Europa, em Portugal, no Minho? Quantos estão ameaçados? Esta área termina com um jogo – Salva os morcegos – que é, ao mesmo tempo, uma missão que consiste em eliminar as ameaças e salvar os morcegos".

Centro de Ciência Viva de Vila do Conde
Av. Bernardino Machado, n.º 96
4480 - 657 Vila do Conde
Telefone / Fax: 252 633 383
www.facebook.com/CCVVC 
E-mail: info@viladoconde.cienciaviva.pt 
Website: www.viladoconde.cienciaviva.pt 

Organização:
Centro de Ciência Viva de Vila do Conde
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia