Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

“Natureza Entretecida” reúne trabalhos do Desfile BILROS

Exposições
2021/06/19 a 2021/09/30
Ecne outlines 1 720 2500

“Natureza Entretecida” reúne trabalhos do Desfile BILROS

Horário:

Terça a sexta: 10h00/18h00; Sábado e domingo: 10h00/18h00

Último acesso: 17h15

Local:
Centro de Memória de Vila do Conde

No próximo sábado, abre ao público no Centro de Memória a exposição “Natureza Entretecida” da designer Eugénia Cunha, estendendo-se até ao dia 30 de setembro.

Esta mostra resulta da parceria entre a artista e o Museu das Rendas de Bilros, dando continuidade a todo um trabalho investido na divulgação e projeção nacional e internacional das Rendas de Bilros de Vila do Conde. Nos últimos anos, a realização do Concurso / Desfile Bilros, iniciativa integrada nas festas sanjoaninas, teve como principio essa divulgação. Em 2017, a convite da Câmara Municipal, a designer Eugénia Cunha assume a coordenação do evento pela sua larga experiência na criação de coordenados que valorizam a produção artesanal portuguesa.

A exposição “Natureza Entretecida” reúne uma seleção de trabalhos desenvolvidos ao longo das últimas edições do Desfile Bilros, mas também algumas peças criadas especificamente para esta exposição com curadoria de Paula Parente Pinto.

Na senda de todo o seu trabalho profundamente imbuído na necessidade de respeitar o ecossistema em que vivemos, apresenta a coleção de vários exemplares de insetos executados segundo a técnica da renda de bilros, pretendendo alertar e consciencializar para a importância que os insetos assumem na sustentação da biodiversidade.

Para além dessa temática, procurando-se manter viva a tradição das gentes vilacondenses de atapetar com flores as ruas do centro histórico expressando a sua devoção ao Corpo de Deus, a designer Eugénia Cunha deslinda uma relação simbiótica entre os motivos florais usados nos tapetes e os motivos florais usados na gramática decorativa das rendas de bilros, criando, em parceria com as rendilheiras, novos padrões “têxteis” de folhas e flores, com realce para o magnífico tapete de flores elaborado com base no desenho de uma renda de bilros, da autoria de António José Carmo.

 

Organização:
Câmara Municipal de Vila do Conde
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 17h00

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia