“Olhar a diferença” no Dia Internacional Deficiência

01 Dezembro 2014
A Câmara Municipal de Vila do Conde, através da Equipa Deficiência, abordagem plurinstitucional, preparou um vasto e diversificado programa comemorativo do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a assinalar a 3 de dezembro.

Nesse dia, às 10h e 15h, nas escolas EB 2/3 e secundárias do concelho, os alunos irão experimentar percursos em cadeiras de rodas e de olhos vendados, numa atividade intitulada “Olhar a diferença”.

Também no dia 3, às 15h, será inaugurada a exposição “Viagem pelos sentidos”, nos Núcleos Museológicos Alfândega Régia – Museu da Construção Naval e Nau Quinhentista, permanecendo até 31 de dezembro.

De 3 a 10 de dezembro estará patente ao público em vários serviços públicos, mupis da cidade, painéis digitais e Metro, uma mostra fotográfica denominada “Olhar a diferença”.

Mais uma vez, será lançado o concurso de expressão plástica, de âmbito coletivo, dirigido aos jardins de infância e escolas do 1º, 2º, 3º ciclos e secundárias. Em maio do próximo ano, esses trabalhos concorrentes estarão expostos na Biblioteca Municipal.

O programa irá culminar com um espetáculo no Teatro Municipal, no dia 22 de maio, com performances apresentadas por jovens das Escolas EB 2/3 da Frei João e Saúl Dias, MADI e Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

As comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência contam com o apoio da SUPERA (Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (SUPERA) e da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal).