Caminhos de Santiago: tema de colóquio e livro

10 Novembro 2014
“A importância dos Caminhos de Santiago para Vila do Conde” é o tema do Colóquio / Tertúlia que irá ter lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, no dia 14 de novembro, às 21h30, seguida da apresentação do livro “Mil quilómetros pelos Caminhos de Santiago”.
No Colóquio / Tertúlia, que será moderado pela jornalista Eduarda Maio, o Dr. Pedro Brochado, responsável pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, abordará a relação duradoura de Vila do Conde com os caminhos e as duas vias (central e costa) que, durante séculos, cruzam o território do concelho e têm sido utilizadas por peregrinos para alcançar o túmulo do Apóstolo Santiago.

No livro “Mil quilómetros pelos Caminhos de Santiago”, de Custódio Oliveira, o autor irá desafiar os presentes a refletir sobre o que move centenas de milhares de peregrinos, das mais diversas nacionalidades, a percorrerem este caminho entre Lourdes e Santiago.
Esta obra contém imagens e depoimentos de quatro dezenas de peregrinos que relatam aventuras e desventuras, emoções e sentimentos, dores e fragilidades, revelando ainda os mistérios dos caminhos (português, francês, Finisterra).