Paula Rego e Teresa Black no Centro de Memória

03 Novembro 2014
O Centro de Memória de Vila do Conde vai inaugurar a exposição “Amigas para a vida” das artistas contemporâneas Paula Rego e Teresa Black, numa parceria com a Galeria 111, no próximo dia 22 de novembro, pelas 17h.

De Paula Rego, artista radicada em Londres,  contaremos com cerca de 20 obras, entre litografias e gravuras, algumas das quais expostas recentemente na Galeria 111. De Teresa Black estarão expostas 14 obras, entre óleos, desenhos e acrílicos. Apesar de um percurso académico comum, a obra de ambas não podia ser mais diferente. A “difícil simplicidade” de Teresa Black contrasta com o “belo grotesco”, para utilizar a expressão de Paula Rego acerca do seu trabalho.

“Amigas para a vida” define ainda a amizade que une Paula Rego e Teresa Black e cuja escolha não foi “inocente”. Sem dúvida que a organização procura retratar, através dele, a “história” das muitas histórias que estão tão presentes na obra de Paula Rego. Neste caso, fala-se da história de uma amizade que a vida académica tratou de criar e que a vida se encarregou de cimentar…

Ambas nasceram em Lisboa e estudaram no St. Julian’s School em Carcavelos, embora em aulas diferentes. Em 1950 encontraram-se na entrada da Universidade, em Londres, onde tinham sido aceites para o curso de Belas Artes na famosa “Slade School of Fine Art”. Desde aí tornaram-se amigas, amizade que hoje prevalece e que a distância física não atenuou. Partilharam um sótão como alojamento, embora cada uma fizesse a sua gestão individual da frequência nas aulas. Diariamente, o “ponto” tinha de ser assinado antes das 10h00 e muitas vezes Teresa Black, além da sua assinatura, colocava uma segunda… Por onde andaria Paula Rego? Quase sempre no cinema, onde se adivinhava uma sequência de filmes… as histórias sempre a fascinaram!

Em férias, a cumplicidade mantinha-se e viajavam para ver museus como o Louvre ou o Prado, entre outros.  A vivência académica foi repleta de acontecimentos e histórias que as reuniria numa grande amizade.  Numa entrevista recente à Sunday Times Magazine, publicada em Portugal na revista Sábado, Paula Rego falou abertamente sobre aspetos da sua vida privada, das suas experiências mais marcantes, de opiniões sobre temas mais sensíveis e de que forma influenciam a sua obra e onde referiu também histórias de vida que partilhou com Teresa Black.

Mais de 50 anos depois, o Centro de Memória de Vila do Conde reunirá novamente estes dois nomes – tal como aconteceu em Londres, quando passaram a frequentar a Slade School – e orgulha-se de apresentar uma exposição inédita em termos conceptuais: “Amigas para a vida”, a exposição que celebra a história das muitas histórias que Paula Rego e Teresa Black têm para “pintar”.

A entrada é livre.
A exposição ficará patente ao público até 4 de janeiro.

Centro de Memória de Vila do Conde
Largo de S. Sebastião, nº14