300 anos do Aqueduto de Vila do Conde

22 Outubro 2014
Pare. Observe. Leia e registe na sua memória. Há precisamente 300 anos o Aqueduto de Vila do Conde ficou concluído e, pela primeira vez, no dia 20 de outubro de 1714 caía água no claustro do Mosteiro de Santa Clara transportada através deste canal desde a nascente, na freguesia de Terroso, na Póvoa de Varzim, até ao monte do Mosteiro.

Hoje, 300 anos depois, a Câmara Municipal de Vila do Conde, através do seu serviço de Arquivo Municipal celebra a iniciativa da abadessa D. Bárbara de Ataíde, promovendo uma exposição fotográfica, em mupis, espalhados por diversas artérias da cidade onde, pela lente da Foto Adriano, se registaram décadas da “vida” deste Monumento Nacional.

Cruzando dois Municípios, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, esta construção sofreu, nos últimos anos obras de consolidação em partes do imóvel, assim como de valorização e requalificação da envolvente, promovidas pela Câmara Municipal de Vila do Conde.

Ainda no âmbito do 3º centenário do Aqueduto de Vila do Conde estará patente até ao próximo dia 9 de novembro, no Centro de Memória, a exposição fotográfica de Pedro Inácio “Aquedutos de Portugal”.