Convento de Vairão passa para o Município

16 Outubro 2014
Em reunião da Assembleia Distrital do Porto, foi deliberada a transição do património imóvel do Convento de Vairão para a Câmara Municipal de Vila do Conde.

Com a extinção, no final deste mês, da Assembleia Distrital do Porto, detentora do edifício, a Autarquia vilacondense, atenta desde a primeira hora a este processo e em defesa e salvaguarda do património concelhio, fez prevalecer a sua vontade em tornar-se proprietária do edifício que tem cerca de mil anos de história.

Numa primeira fase, a Área Metropolitana do Porto (AMP), como “entidade intermunicipal”, seria a primeira candidata a tomar posse do património da entidade a ser extinta.

Contudo, este órgão pode, “excecional e fundamentadamente”, deliberar que os seus bens sejam transferidos para outros que não seja a AMP, tendo então decidido que a propriedade deste convento fica entregue ao Município de Vila do Conde.

As instalações do referido Convento estão cedidas através de vários “protocolos” a instituições que têm vindo a conservar o espaço ocupado: Associação para a Promoção Cultural da Criança, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Associação Espaço Jacobeus, União de Freguesias de Fornelo e Vairão e Grupo de Peregrinos e Hospitaleiros Voluntários do Caminho de Santiago, que ali dinamizam um Albergue destinado a peregrinos.