Desfavorecidos com mais apoio social

24 Setembro 2014
A Santa Casa da Misericórdia abriu, ontem, um novo equipamento social  “Casa das Rosas” para fazer face aos crescentes pedidos de apoio de pessoas e famílias em situação de carência, com duas valências: Cantina Social e Alojamento de Emergência Social.

A cerimónia de abertura contou com as presenças do Provedor da Santa Casa, Eng.º Arlindo Maia, da Presidente da Câmara de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Feraz, da Diretora do Centro Distrital de Segurança Social do Porto, Dr.ª Ana Cristina Venâncio, e do Prior de Vila do Conde, Pe. Dr. Paulo César, que benzeu o novo equipamento social.

A estrutura constitui um investimento total de 800 mil euros, integralmente assumido pela Santa Casa da Misericórdia.

A nova Cantina Social está preparada para distribuir mais de 350 refeições por dia, sendo que neste momento já fornece 268 refeições/dia, dados recolhidos no dia 1 de setembro do corrente ano. O número de refeições varia de acordo com a procura das pessoas que necessitam desta ajuda.

As refeições são apoiadas pela Segurança Social, através de protocolo de colaboração assinado, o que representa um grande apoio para a sua manutenção.

O Centro de Alojamento de Emergência Social vai funcionar na Casa das Rosas, edifício composto por r/c e 2 andares com capacidade para alojar 24 utentes em 14 quartos, com banho privativo. Destina-se ao acolhimento temporário de pessoas ou famílias em situação especial de vulnerabilidade que necessitam de proteção social.

Vão ser prestados serviços de alojamento transitório e temporário, alimentação, higiene e serviço de lavandaria.

Esta resposta social vai funcionar 24 horas por dia e aguarda ainda protocolo com a Segurança Social.

A Presidente da Câmara realçou a importância da obra que ao longo dos seus 500 anos a Santa Casa da Misericórdia vem desenvolvendo em prol de todos os que precisam de um olhar atento, desde as crianças institucionalizadas, às pessoas portadoras de deficiência e aos mais idosos. Enalteceu ainda a obra que foi inaugurada pela sua importância na reabilitação do espaço, pela obra e pela ação.

A Dr.ª Elisa Ferraz manifestou o seu apreço pelo Provedor da Santa Casa, Eng.º Arlindo Maia, pelas dinâmicas que desenvolve principalmente em momentos mais difíceis como o que agora o país atravessa, criando um espaço condigno, dizendo presente e dando dignidade à vida de quem está mais fragilizado na nossa sociedade.