Início da dragagem do porto de Vila do Conde

23 Setembro 2014
Está previsto para a próxima segunda-feira, o início dos tão ansiados trabalhos de dragagem no porto de Vila do Conde, depois de concluído o concurso público que foi realizado pelo Governo português com caráter de urgência.

A formalização do auto de consignação da obra teve hoje lugar na Câmara Municipal de Vila do Conde, estando presente a Presidente e o Vice-Presidente da Câmara, respetivamente Dra. Elisa Ferraz e Eng.º António Caetano, bem como todos os intervenientes no processo, nomeadamente a representante da firma adjudicatária e o Engº José Augusto Canelas, em representação da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

A empreitada “Dragagens de emergência na barra do rio Ave e estaleiros de Azurara em Vila do Conde”, cujas operações têm previsto um prazo de execução de 75 dias e um custo que se aproxima dos 500.000 euros, abrange a barra e os estaleiros, incluindo a regularização da rampa de acesso aos mesmos, estando previsto que sejam movimentados aproximadamente setenta mil metros cúbicos de inertes.

Não é ainda a solução definitiva do problema, mas as exigências que têm sido feitas pelo Executivo Municipal e pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, tiveram aqui um primeiro resultado positivo, esperando-se agora por novos desenvolvimentos, particularmente no que se refere a uma dragagem permanente do rio.

A Presidente da Câmara, que tem feito um acompanhamento próximo do processo, espera que o próximo passo seja a resolução do assoreamento na zona da marina, prosseguindo a sua ação de sensibilização das autoridades, particularmente da Secretaria de Estado do Mar.

A boa navegabilidade do rio Ave tem de ser garantida e, acima de tudo, deve ser inteiramente preservada a segurança dos nossos pescadores, pelo que tudo tem de continuar a ser feito no sentido da concretização das indispensáveis soluções para tão importante problema.