“Viajar com… José Régio”

22 Setembro 2014
No âmbito das comemorações do nascimento de José Régio, ilustre vilacondense e figura maior das letras portuguesas do século XX, que completaria na passada quarta-feira, 113 anos, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz e o Diretor Regional de Cultura do Norte, Doutor António Ponte, apresentaram, no dia 19 de setembro, a 2.ª edição do roteiro “Viajar com José Régio”, com texto de Laura Castro e fotografias atuais de Sérgio Freitas, numa edição da Editora Opera Omnia. A coleção “Viajar com…” pretende dar a conhecer alguns dos mais relevantes escritores da literatura portuguesa.
No âmbito das comemorações do nascimento de José Régio, ilustre vilacondense e figura maior das letras portuguesas do século XX, que completaria na passada quarta-feira, 113 anos, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz e o Diretor Regional de Cultura do Norte, Dr. António Ponte, apresentaram, no dia 19 de setembro, a 2.ª edição do roteiro “Viajar com José Régio”, com texto de Laura Castro e fotografias atuais de Sérgio Freitas, numa edição da Editora Opera Omnia. A coleção “Viajar com…” pretende dar a conhecer alguns dos mais relevantes escritores da literatura portuguesa.

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal referiu que “usar a obra de José Régio para dar a conhecer o concelho, de onde era natural e onde viveu, é uma conjugação perfeita", concluindo que “pela mão de Régio, que tanto enfatizou a beleza e o encanto da nossa cidade, vamos desfrutar de Vila do Conde, com a mesma forma apaixonada com que ele o fez".

O evento decorreu na Casa de José Régio, designadamente na Casa das Alminhas, onde, após a apresentação do roteiro, se seguiu um momento dedicado à poesia regiana, com a declamação do poema “Cântico Negro”, por Vitor Silva. No inspirador jardim da Casa foi servido o famoso licor monástico de Singeverga, do qual José Régio era grande apreciador. Perto do fim da sua vida, José Régio visitava frequentemente o Mosteiro de Singeverga.