Ferrol e Vila do Conde

02 Setembro 2014
A Presidente da Câmara Municipal e o Vereador do Turismo deslocaram-se ao Ferrol, no passado fim-de-semana, numa visita oficial a convite do Alcalde daquela cidade galega, que está geminada com Vila do Conde desde 1973.

O momento alto do programa foi a outorga à Dra. Elisa Ferraz do título de Alcaldesa Honorária do Ferrol, num ato solene que teve lugar no Salão Nobre do Paço Municipal e ao qual assistiram diversas personalidades ferrolanas e representantes de entidades civis e militares, bem como outros convidados.

Em palavras produzidas, nesta cerimónia e numa reunião conjunta de trabalho que foi levada a efeito, tanto a Presidente da Câmara, como o Alcalde José Manuel Rey Varela, destacaram a grande importância que ambos os municípios conferem a esta geminação e o empenho que assumirão para garantir a sua continuidade e o seu aprofundamento.

Entre outros campos que foram mencionados, o turismo e a cultura foram colocados no topo dos objetivos para impulsionar esta nova fase da geminação, nomeadamente através de ações que potenciem os fluxos turísticos, a promoção de produtos gastronómicos e ainda uma grande difusão de informação nas lojas de turismo de ambos os municípios.

Foi ainda referida a intenção de promover realizações culturais, ao nível do teatro, da música, da dança, da literatura e mesmo de exposições, bem como a realização de um encontro anual de rendilheiras, a alternar em cada uma das cidades.

O programa integrou visitas guiadas a vários locais da cidade do Ferrol, incluindo o Bairro de Caranza, onde se localiza a Rua de Vila do Conde, devendo também destacar-se a homenagem ao Marquês de Amboage, Don Ramón Plá y Monge, com a celebração de uma missa e a deposição de uma coroa de flores no monumento situado na praça ferrolana com o seu nome.

Estão assim criadas as condições para manter o bom e profícuo relacionamento entre Vila do Conde e o Ferrol, desejando-se que sejam coroadas de êxito as ações que venham a ser oportunamente concretizadas.