Caminhada “Da nascente até ao Convento de Santa Clara”

201408261434079658652 1 736 2500
26 Agosto 2014
A Câmara Municipal de Vila do Conde, através da Biblioteca Municipal e do Gabinete de Arqueologia, vai organizar uma caminhada entre a nascente do Aqueduto e o Mosteiro de Santa Clara. A atividade vai ocorrer no próximo dia 20 de setembro (sábado) e tem a duração de um dia.

Esta caminhada vai realizar-se no âmbito das comemorações dos 300 anos da conclusão do Aqueduto, um dos mais extensos do país e que encaminhava água entre a sua nascente - situada na freguesia de Terroso (Póvoa de Varzim) - e o Convento de Santa Clara.
A escassez de água na área do monte do Mosteiro era crónica e recorrente. Contudo, a necessidade de construção de um aqueduto tornou-se mais evidente quando, na primeira metade do século XVII, se decidiu construir um novo edifício para o Convento. A primeira tentativa para o erguer falhou e o seu projeto só se concluiu quase um século mais tarde, em 1714.
Para além da caminhada, os participantes terão acesso a visitas-guiadas à Cividade de Terroso, às exposições do Centro de Memória e à Igreja do Mosteiro de Santa Clara.

A atividade está sujeita a inscrição prévia. Para obter mais informações e para se inscrever poderá utilizar o correio eletrónico arqueologia@cm-viladoconde.pt, ou do número de telefone 252 617 506.