Resgate dos corpos do “Mar Nosso”

25 Agosto 2014
A Câmara Municipal, preocupada com a situação dramática dos familiares dos pescadores que continuam desaparecidos há quatro meses, desde que a embarcação “Mar Nosso” naufragou, tenta sensibilizar os responsáveis espanhóis para a importância de conseguirem trazer à superfície o arrastão.

A Presidente da Câmara tomou a iniciativa  de solicitar uma reunião, na tentativa de se chegar a uma decisão relativamente à recuperação dos corpos, que se crê estejam presos no casco da embarcação e assim minimizar o sofrimento dos seus familiares.A reunião decorreu a semana passada e, de Vila do Conde, deslocaram-se a Espanha as Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia, o Presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, um jurista da Câmara Municipal e familiares dos pescadores desaparecidos. Da parte espanhola estiveram presentes um representante do armador, representantes da Associação de Marín (Pontevedra) e um representante da seguradora.

Na referida reunião foi apresentada uma proposta no sentido do armador proceder ao resgate dos corpos, assumindo os custos da operação.

A proposta não teve o desenvolvimento positivo que todos as entidades portuguesas e os familiares desejavam, pois foram colocadas várias dificuldades e muitas dúvidas relativas à viabilidade desta operação por parte das entidades espanholas.

Não podendo considerar-se o processo encerrado, infelizmente, as famílias dos pescadores que querem fazer o luto terão que aguardar por uma decisão final dos responsáveis espanhóis, armador e seguradora.