Emergência escolar e banco de manuais escolares

22 Agosto 2014

Município implementa reforço das medidas de ação social escolar para o ano letivo 2014/2015.

O início do ano letivo implica um esforço financeiro acrescido por parte das famílias com crianças em idade escolar, sendo que no atual contexto muitas delas se debatem com dificuldades para adquirir os imprescindíveis manuais e material escolar.

Tendo em consideração a  situação de fragilidade de um número significativo de famílias, no ano letivo 2014/2015 o Município irá implementar um programa de  reforço das medidas de ação social escolar, estando prevista a disponibilização de  verbas através do Fundo de Emergência Social para efeito de apoio económico aos agregados familiares que não disponham de meios de acesso aos manuais escolares do 2º,3º ciclos e ensino secundário,  em consequência da situação de desemprego e da não atribuição de subsídio de desemprego ou outros subsídios. Os agregados que se encontram nesta situação deverão dirigir-se ao Agrupamento/Escola que o seu educando frequenta ou aos Serviços de Educação do Município.

Complementarmente, através dos seus Serviços de Educação e em parceria com os Agrupamentos e Escolas Secundárias do concelho, o Município promoveu ainda a criação de um banco de livros escolares. Os munícipes que pretendam beneficiar desta medida de apoio deverão dirigir-se à Biblioteca Municipal José Régio, de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 17 horas a partir do dia 26 de agosto , onde mediante o preenchimento de um simples formulário poderão aceder aos manuais disponíveis.

Para além destas medidas excecionais e  à semelhança dos anos letivos anteriores,  serão  facultados manuais e material escolar aos alunos do 1º ciclo do ensino básico beneficiários de ação social escolar. A estratégia adotada pelo município a este nível,  permitirá  que as famílias acedam aos mesmos sem terem  que disponibilizar qualquer verba  e ainda a dinamização do comércio local, uma vez que se baseia na celebração de acordos de fornecimento com as livrarias locais, as quais mediante a apresentação  de uma credencial irão  facultar os manuais a estes alunos, assumindo o município os custos decorrentes do fornecimento em causa.