Festas de S. Mamede em Vila Chã

14 Agosto 2014
Este fim de semana, Vila Chã celebra as Festas de S. Mamede, tendo como ponto alto a Grandiosa Procissão a realizar no domingo, às 17h, na qual a Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, irá participar.

Esta manifestação de fé, dada a sua imponência, realiza-se somente de dois em dois anos, percorre cerca de 3 km de arruamentos da freguesia, devidamente ornamentados com tapetes de flores, é composta por 11 andores e ao passar no Largo da Lota faz uma paragem para a pregação de sermão e lançamento ao mar de flores, em homenagem aos pescadores que perderam a vida no seu duro trabalho.

A comunidade piscatória de Vila Chã participa ativamente nesta procissão, atraindo também gentes do mar e pescadores de outros locais, como Caxinas e Poça da Barca, que ganham a sua vida no mar e labutam todos os dias no meio de condições difíceis e adversas.
Da programação das Festas de S. Mamede, constam ainda diversas atividades, como a Missa Campal, amanhã, sexta-feira às 11h, no Largo da Lota. À noite, atuarão vários Ranchos Folclóricos e no domingo, no adro da Igreja Paroquial, pelas 22h, haverá um espetáculo musical, seguido de uma sessão de fogo-de-artifício.

A Câmara Municipal de Vila do Conde tem todo o gosto em apoiar estas Festividades em honra do Padroeiro de Vila Chã, congratulando a sua Comissão e todos os intervenientes pelo trabalho desenvolvido.