Removida lixeira junto do Caminho de Santiago

05 Agosto 2014

A Câmara Municipal, através dos seus serviços das Oficinas Gerais e a colaboração do Gabinete de Arqueologia, procedeu à remoção de uma lixeira existente na berma do Caminho de Santiago – Caminho Português Central, concluindo-se mais uma etapa da valorização daquele caminho de peregrinação, que foi recentemente valorizado com a colocação de sinalética.

A lixeira encontrava-se no limite das freguesias da Junqueira e de Arcos, junto à passagem inferior da A7, e era alvo de críticas constantes dos muitos peregrinos que percorrem aquele trajeto.

A natureza dos materiais recolhidos variava entre “monstros” domésticos (mobiliários, eletrodomésticos, etc.), verdes (provenientes de corte de árvores e de relva) e restos de materiais de construção civil.

Esta situação era absolutamente incompreensível, uma vez que o Município disponibiliza meios para a recolha destes detritos e existem no concelho instalações adequadas à receção de restos de obras e de elementos vegetais.

Espera-se que, de agora em diante, aquele local não volte a ser transformado em depósito de lixos, a bem da boa imagem do nosso concelho e mesmo da saúde pública.

Aproveita-se para voltar a lembrar que, caso tenha “monstros” domésticos, contacte os serviços municipais através do 252 248 461 e solicite a sua remoção. Este serviço está disponível, sob marcação, em Vila do Conde, de 2ª a 6ª (durante a tarde), ocorrendo a recolha nas restantes freguesias todas as segundas-feiras.