Fotografia da homenagem a Delfim Ferreira

31 Julho 2014
Dando continuidade à iniciativa “A peça do mês”, promovida pelo Museu de Vila do Conde, encontra-se em exposição, durante o mês de agosto, no átrio dos Paços do Concelho, uma fotografia original do Studio El Dorado de Lisboa, que retrata a homenagem dos vilacondenses a Delfim Ferreira e à sua obra, no dia 27 de maio de 1951.

Na imagem, podem ver-se, em primeiro plano, o comendador Delfim Ferreira, importante industrial, e Bento Amorim, antigo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, desfilando na Avenida Figueiredo de Faria, devidamente ornamentada.

A esta festa associaram-se cerca de 800 convidados, entre personalidades ligadas à religião, política, finanças e indústria de todo o país.

Os momentos altos foram marcados pela inauguração do Bairro Delfim Ferreira e da Fábrica de Mindelo, tendo a Câmara Municipal concedido, pela primeira vez, a Medalha e Título de Cidadão de Honra do Município.

O acontecimento mereceu vários destaques na comunicação social portuguesa, tendo sido realizada uma ampla reportagem radiofónica através da Emissora Nacional, na rubrica “Caso do dia”.

A “Festa de Vila do Conde”, como lhe chamou o periódico local Renovação, foi acompanhada por “uma chuva de pétalas”, assim como pelos tapetes de flores que se estenderam nas calçadas por onde passou o homenageado e os seus convidados.