Dia Metropolitano dos Avós

29 Julho 2014
O Município de Vila do Conde associou-se à comemoração metropolitana do Dia dos Avós, que decorreu, ontem, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, sendo representado pela Presidente de Câmara da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, por técnicas de Serviço Social e ainda por 130 Avós de Instituições de Solidariedade Social do nosso concelho, com valências ligadas à terceira idade.

Esta festa foi organizada pela Junta Metropolitana do Porto e, nesta oitava edição, contou com a presença de aproximadamente 6000 Avós dos municípios aderentes, que se divertiram ao som das atuações de vários grupos musicais e do cantor Toy, proporcionando momentos de muita alegria e animação.

Este dia foi formal e legalmente instituído em 2003, pretendendo valorizar o papel dos avós, quer ao nível da família, enquanto referências de afeto, quer na sociedade, na transmissão de valores ao longo das gerações.

Reconhecer o papel deste grupo geracional na família e na comunidade, implica assumir a sua participação ativa e efectiva na construção de uma sociedade intergeracional, onde o apoio e a solidariedade entre gerações, é um caminho para o desenvolvimento social.

Pretende-se também com esta iniciativa, promover a interculturalidade e intermunicipalidade e assim divulgar as diferentes tradições e o património cultural dos concelhos da Área Metropolitana do Porto.