Promoção e divulgação do artesanato

29 Julho 2014
A Presidente, Dr.ª Elisa Ferraz, e o Vice-presidente da Câmara Municipal, Eng. António Caetano, participaram, ontem, no Centro Municipal da Juventude, nas cerimónias de assinatura de um protocolo do programa “Portugal sou eu” e na entrega do Prémio de Jornalismo para o Artesanato, organizadas pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC).

O protocolo assinado entre os parceiros do programa “Portugal sou eu” e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem como objetivo estabelecer condições de adesão especiais para as Unidades Produtivas Artesanais (UPA).

Este documento permitirá que todos os produtos manufaturados pelas UPA, exceto joalharia e relojoaria, possam aderir ao selo “Portugal Sou EU” de forma simplificada e com um valor de adesão reduzido. Beneficiarão também de um conjunto de regalias ao nível da promoção em eventos, campanhas de notoriedade e participação em redes colaborativas de comércio eletrónico.

A Dr.ª Elisa Ferraz referiu que as rendas de bilros estarão entre os primeiros produtos a candidatarem-se ao selo “Portugal sou eu”, acrescentando ainda que o facto da assinatura deste protocolo acontecer em Vila do Conde é uma forma de homenagear a Feira Nacional de Artesanato que decorre até 10 de agosto.

A Cerimónia Pública de Entrega do Prémio de Jornalismo para o Artesanato, para além da Presidente de Câmara, contou também com a presença do Presidente do IEFP, da Diretora do CENJOR, do Presidente da ADAPVC e dos respetivos premiados.

Os premiados desta 1ª edição foram Carla Ferreira, jornalista do Diário do Alentejo, com o trabalho “Abóbadas: um luxo na era do betão”, que conquistou a distinção do “Grande Prémio (Re)descobrir o Artesanato nos Média”, no valor de 5000 euros, e António Pinto que granjeou uma Menção Honrosa com o trabalho “Fénix: o renascer da Ronca”, emitido pela Rádio Campanário de Vila Viçosa.

Recorde-se que este prémio foi lançado pela ADAPVC e tem como objetivo promover e incentivar a criação e investigação jornalística sobre as artes tradicionais portuguesas, contribuindo para a sua valorização e reconhecimento nacional e internacional, como fator de afirmação da identidade cultural e desenvolvimento económico do país.