Conheça a orla costeira Vilacondense

24 Julho 2014
A Presidente e o Vice-Presidente da Câmara percorreram, ontem, a Frente Marítima do Concelho a sul do Rio Ave, com o objetivo de verificarem o resultado das obras de reparação dos danos provocados pelas intempéries do rigoroso Inverno que nos fustigou.

A Câmara Municipal celebrou um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, para o financiamento a 100% dos trabalhos necessários executar.

Em Vila Chã, estão a ser reconstruídos o muro, passeios e faixa de rodagem danificados na Avenida da Marginal e reabilitada a duna primária a norte da Praia dos Elétricos, bem como decorrem algumas intervenções de reforço dos sistemas dunares.

Por outro lado, a rede de passadiços ao longo da orla costeira a sul do Rio ave, entre Azurara e Labruge, está praticamente concluída, tendo a Autarquia a preocupação de criar uma linha de proteção para preservação e regeneração das dunas, devido à forte erosão verificada e que nos últimos anos se vem acentuando.

Deixamos aqui um desafio a todos os Vilacondenses que poderão desde já usufruir de parte destes percursos, tendo assim possibilidade de conhecer as belíssimas praias de todo o concelho, que possuem características muito especiais que as tornam únicas no país, tendo ainda oportunidade de apreciar toda a área de Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde onde se inclui a Reserva Ornitológica de Mindelo, não podendo faltar a visita ao Castro Marítimo de Sampaio, em Labruge, que é único na Península Ibérica.