Restauro do portal principal e fachada da Igreja Matriz

16 Julho 2014
Os trabalhos de conservação e restauro do portal principal e fachada em granito da Igreja Matriz terão início na próxima segunda-feira, dia 21 de julho, e têm como data prevista de conclusão o final do mês de novembro.

Recorde-se que estes trabalhos foram adjudicados pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio do QREN\ON2, integrado no projeto “Património Religioso de Entre Douro e Minho”.

A Igreja Matriz de Vila do Conde, do século XVI, é um edifício tardo-gótico com elementos manuelinos, barrocos e neogóticos. A sua construção sofreu um impulso fundamental com a passagem de D. Manuel por Vila do Conde, em 1502, que definiu o traçado da planta, atribuiu um subsídio e criou um imposto para a mesma. Destaque para o pórtico, fortemente decorado, cuja autoria se atribui a João de Castilho.