Bandeirinha na Matriz anuncia Festas de S. João

16 Junho 2014
A Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, o Vice-Presidente, Eng.º António Caetano, o Vereador, Dr. José Aurélio Baptista e a Comissão de Festas de S. João assistiram, ontem, ao içar da Bandeirinha na Torre da Igreja Matriz, anunciando as festas sanjoaninas na cidade, e à mudança da imagem do Santo do altar-mor para o andor processional.

O S. João foi retirado do seu nicho por membros da Comissão de Festas, colocado em frente ao altar para ser venerado pelos fiéis e posteriormente instalado no andor processional até ao dia 2 de julho, data que regressa ao altar-mor.

A programação oficial das festas ao nosso Padroeiro arranca na próxima quinta-feira, dia 19, com uma salva de morteiros e o grupo de Zés Pereiras “Os Vilacondenses” a percorrerem os arruamentos da cidade. A 22ª edição da Exposição de Viaturas Automóveis e Agrícolas, Expomarca e a Feira à Moda Antiga começam também neste dia nos Jardins da Avenida Júlio Graça. À noite, pelas 21h30, no mesmo local, terá lugar o XX Festival de Novos Talentos.

Não esquecer as cascatas, construídas tendo sempre como elemento central a figura de São João Baptista, instaladas em vários pontos da cidade: Praça da República, Largo Dr. Cunha Reis, Praça S. João, Largo da Bajoca, Largo Dr. Acácio Barbosa, Largo Prof.ª Cristina A. Cordeiro, Rua Joaquim Maria de Melo, Largo Guilherme Gomes Fernandes, Avenida Bernardino Machado e Avenida Dr. Artur Cunha Araújo.

Os pontos altos das festividades são o regresso do Cortejo Etnográfico e Folclórico Concelhio e o Desfile de Mordomas, no próximo sábado e domingo, respetivamente. Na grande noite de S. João, as ruas enchem-se de gente para verem passar as Marchas Luminosas dos Ranchos das Rendilheiras da Praça e do Monte e o Espetáculo de Fogo-de-Artifício. No dia 24, às 17h30, sai a Procissão de S. João Baptista, seguida da Eucaristia Solene em honra do Padroeiro.

Para além destes eventos, outros, como as atuações dos ranchos e artistas de música popular, a noite de fado com Carolina e Marisa Pinheiro, o concerto da Orquestra do Norte, o Encontro Tradicional de Concertinas e Cantares ao Desafio, a tradicional Ida à Praia e a Sessão de Fogo Preso fazem parte do programa das Festas de S. João.