Reposição de painel explicativo das Mamoas do Fulom

05 Junho 2014
O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde procedeu à colocação de um suporte metálico dos painéis explicativos das Mamoas do Fulom (freguesia da Junqueira), que foi furtado do local. A falta daquele suporte impedia a correta interpretação daquele sítio arqueológico por quem o visitava.

Os painéis têm por objetivo explicar a função e o processo construtivo das mamoas. Estas são túmulos megalíticos, cuja datação está compreendida entre 5000 e 3000 a.C.. Alguns investigadores interpretam-nas com um duplo sentido. Se por um lado são túmulos, por outro simbolizam o regresso do morto ao “útero de pedra” da Terra – em alguns monumentos idênticos foi possível identificar restos ósseos que comprovam a deposição do morto em posição fetal.

Quem pretende conhecer um pouco mais sobre o contexto destes monumentos funerários pode deslocar-se à exposição permanente “Vila do Conde, Tempo e Território”, patente no Núcleo Central do Museu de Vila do Conde, no Centro de Memória. A exposição está aberta de Terça a Domingo, das 10 às 18h.