Imagem de S. João nos Paços do Concelho

03 Junho 2014
Dando continuidade à iniciativa “A PEÇA DO MÊS”, promovida pelo Museu Municipal, encontra-se em exposição, durante o mês de junho, no átrio dos Paços do Concelho, uma nova peça – desta vez a imagem de São João Baptista em madeira policromada, doada pelo Dr. João Soares.

Por tradição secular, realiza-se no mês de junho, em honra de São João uma grandiosa festividade em Vila do Conde, que atinge o seu ponto alto no dia 24, dia do nascimento do Santo, com a procissão pelas principais ruas da cidade.

Na imagem, São João Baptista apresenta-se de pé e frontal, representado em idade adulta, envergando uma veste simulando pele que lhe deixa o ombro e braço direito desnudos. No ombro esquerdo tem lançado um manto vermelho debruado a dourado, segurando na mão haste de uma cruz estandarte. A seus pés descalços assenta um cordeiro.