Fórum “A Importância das Exportações no Contexto Atual”

23 Maio 2014
Decorreu ontem o primeiro fórum no âmbito do ciclo de conferências “Vila do Conde 2020”, promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde.

O fórum foi presidido pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, registando outras intervenções, como as do Presidente da CCDR-N, Prof. Emídio Gomes, Diretor Regional da Economia, Dr. Eduardo Viana, o empresário Nelo da M.A.R Kayaks, Dr. Francisco Evangelista, da Waikiki Capital, o Vice-Presidente da AEP – Câmara de Comércio e Indústria, Dr. Paulo Almeida, e o Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI, Eng.º Miguel Sá Pinto.

A Dr.ª Elisa Ferraz explicou os fatores que levaram o Município a promover este evento, dedicado aos empresários instalados no concelho de Vila do Conde, dizendo que “a Câmara Municipal valoriza e incentiva as empresas já instaladas e as novas empresas que aqui se queiram domiciliar, dinamizando a economia e a criação de emprego”.

A Presidente da Câmara referiu ainda a importância do quadro comunitário “Portugal 2020” para a região Norte e as mudanças de paradigma que este contém, pois é, em boa parte, vocacionado para os projetos dedicados às pessoas. A Dr.ª Elisa Ferraz terminou dizendo que “o concelho de Vila do Conde promove a economia e o bem-estar da sua população”.

O Prof. Emídio Gomes começou por evidenciar e valorizar esta ação da autarquia,  dizendo: “não obstante o tema das exportações e da internacionalização ser de interesse superior no contexto económico atual, quero elogiar a realização deste fórum, uma iniciativa que, com todo o mérito, contribui para o planeamento do próximo ciclo comunitário e para a definição de estratégias para este território”.

O Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N) elencou o posicionamento da região Norte no contexto económico nacional e internacional, bem como os sectores mais bem posicionados e o que é possível ser realizado pelas empresas para se adaptarem à nova realidade e poderem usufruir do financiamento do novo quadro comunitário até ao ano de 2020. Terminou dizendo: “sabemos que, nos próximos sete anos, ainda vamos ouvir falar muito em apoios direcionados ao investimento empresarial, à produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico e à formação empresarial. Cabe a todos nós participar nestes objetivos e saber tirar o melhor proveito das oportunidades que estão para surgir”.

O empresário Nelo fez uma interessante apresentação da sua empresa e de como adquiriu competência, como evoluiu como atleta e empresário e como a inovação o transformou em número um no mundo na venda de kayaks, num extraordinário exemplo de inovação e empreendedorismo.

Por sua vez, o Dr. Francisco Evangelista, da Waikiki, apresentou três exemplos de empresas, para mostrar como é importante estas avaliarem os seus recursos, momento a momento, e analisarem o que é possível fazer para as recuperar ou transformá-las em empresas mais lucrativas e que esse caminho passa quase sempre pela internacionalização e competitividade.

O Diretor Regional da Economia estendeu a sua intervenção pelos diversos meandros dos processos económicos, inerentes ao desenvolvimento das empresas, realçando a sua qualificação para um aproveitamento pleno das oportunidades e para o desejável incremento dos seus fluxos exportadores.

Na continuação dos trabalhos, o Dr. Paulo Nunes Almeida deu a conhecer as vantagens das empresas se associarem à AEP/Câmara de Comércio e Indústria, nas suas múltiplas ações de apoio aos empresários e às exportações, apresentando ainda dados importantes e significativos, que mostram qual o atual posicionamento do setor exportador e quais os segmentos que aqui têm maior peso, mencionando ainda os países em que a Câmara de Comércio e Indústria tem desenvolvido ações e quais os resultados das mesmas.

Antes do debate que finalizou este período de intervenções, usou ainda da palavra o Engº Miguel Sá Pinto, vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI que, para além de mencionar as ações levadas a efeito pela entidade que representa, também referiu como de extremamente importante para o Norte o facto de  aqui estar sedeado, a tempo inteiro,  um dirigente do IAPMEI.

A Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, encerrou esta primeira conferência do ciclo “Vila do Conde 2020”, agradecendo a presença e participação dos muitos que se deslocaram ao Teatro Municipal, ao mesmo tempo que reiterou a sua vontade de prosseguir os esforços que vêm sendo desenvolvidos no sentido de apoiar as empresas e incentivar a criação de empregos.