30 anos da ANMP comemorados em Vila do Conde

19 Maio 2014
É com grande orgulho que a Câmara Municipal de Vila do Conde se associa à festa do municipalismo português, com a celebração do 30º aniversário da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorrerá em todo o país amanhã, 20 de maio.
Logo no início da manhã, a Presidente da Câmara, Dra. Elisa Ferraz, vai hastear a bandeira da ANMP nos Paços do Concelho, em cuja fachada será também desfraldado um pendão comemorativo, que ali permanecerá até final do mês corrente.

A história da Associação Nacional de Municípios Portugueses integra a prestigiada figura do Eng.º Mário Almeida, que foi Presidente do Conselho Diretivo da ANMP, entre 1990 e 2002 e posteriormente Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Geral da Associação.
Para além das ações desencadeadas pelos Municípios associados, o programa das comemorações vai dividir-se entre as cidades de Coimbra, sede da ANMP, e Figueira da Foz, onde se vai realizar uma sessão de homenagem aos anteriores Presidentes do Conselho Diretivo, Secretários-Gerais e a todos os funcionários da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Considerada a casa comum do Poder Local, a ANMP foi constituída por escritura pública de 22 de fevereiro de 1985 na Secretaria Notarial da Figueira da Foz, mas o seu Congresso Constitutivo teve lugar naquela cidade nos dias 19 e 20 de maio de 1984, sendo considerado o dia 20 de maio de 1984 como o dia da fundação da Associação.