Um dos primeiros documentos em língua portuguesa: Conferência no Centro de Memória

13 Maio 2014
Sábado, dia 17 de maio, pelas 16h30 vai falar- se de um dos primeiros documentos escritos em língua portuguesa no Centro de Memória de Vila do Conde, numa conferência proferida por Alcina Manuela de Oliveira Martins.

É do cartório do Mosteiro de S. Salvador de Vairão um dos primeiros documentos escritos em língua portuguesa, conhecido como “notícia do torto” e data de 1214-16. Celebrando-se este ano os 800 anos da língua portuguesa, o Centro de Memória organiza uma conferência sobre este documento, no próximo dia 17 de maio, pelas 16h30, com a Professora Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins, autora do estudo “O Mosteiro de S. Salvador de Vairão na Idade Média: O percurso de uma comunidade feminina”, assinalando ainda o Dia Internacional dos Museus, comemorado por todo o mundo a 18 de maio.

Mas, do que trata este documento? A notícia do torto é um pequeno documento notarial particular, cujo original se encontra à guarda do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, pela importância de que se reveste não só para a língua portuguesa mas também para o estudo da história económica e social. Relata um conjunto de violências, roubos e vexames de que foi alvo D. Lourenço Fernandes da Cunha, rico e poderoso fidalgo, por parte dos filhos de Gonçalo Ramires e de outros nobres.

Lourenço Fernandes da Cunha foi um dos cavaleiros que, em 1176, acompanharam o infante D. Sancho na incursão na Andaluzia e ataque a Sevilha, regressando a Portugal carregado de despojos. Graças aos bens herdados por ele e pela esposa, às numerosas compras (de que ainda existem 24 escrituras, além de referências nas Inquirições), às doações particulares e régias e a ocupações abusivas, Lourenço Fernandes da Cunha tinha grande fortuna territorial, concentrada nos concelhos de Barcelos, Braga e Póvoa de Varzim, mas estendendo-se ainda aos de Guimarães, Santo Tirso, Coimbra, Tábua, termos de Águeda e Vouga e a outras terras.

A existência, no cartório do mosteiro de Vairão, de um importante núcleo de documentos relativos aos bens de D. Lourenço Fernandes da Cunha só pode explicar-se por alguém da família ter ingressado no mosteiro ou lhe ter legado bens patrimoniais.
A entrada é livre.