Scriptorium medieval no Centro de Memória para as escolas

07 Maio 2014
Celebram-se, em 2014, os 800 anos da língua portuguesa. Simultaneamente assinala-se, por todo o mundo, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus. Refira-se o facto de ser de origem vila-condense um dos primeiros documentos escritos em língua portuguesa, a “notícia do torto”, um documento produzido em 1214-16, no mosteiro de S. Salvador de Vairão e que, pela sua importância para a história de Portugal, se encontra à guarda da Torre do Tombo, o Arquivo Nacional, em Lisboa.

Neste sentido, no Centro de Memória, organiza-se para as escolas do 1º e 2º ciclo, entre os dias 13 a 16 de maio, a atividade lúdico- pedagógica: “Vem conhecer um scriptorium medieval!” Com esta atividade, pretendemos dar a conhecer aos alunos, através de uma representação cénica, o que é um scriptorium medieval, contextualizando os 800 anos da língua portuguesa, desenvolvendo uma atividade lúdico pedagógica no final, com recurso aos materiais utilizados à época como as penas de aves, ou as tintas produzidas artesanalmente.
As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas previamente pelo email centro.memoria@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 617 506.