Imagens da Igreja Matriz recolocadas no Altar-Mor

05 Maio 2014

Recentemente foram recolocadas no altar principal da Igreja Matriz as imagens do Anjo Gabriel e de Nossa Senhora que, no final de 2013, foram enviadas para restauro em empresa especializada.

No decurso dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Conservação e Restauro, do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, que se propôs limpar as imagens da Igreja Matriz, detetou-se que estas em concreto tinham patologias que colocavam em risco a sua preservação futura. Tendo essa avaliação em mente, o Município desenvolveu esforços no sentido da Direção Regional da Cultura do Norte, entidade que legalmente tem a tutela sobre o edifício e o seu recheio, encontrar uma solução que garantisse a estabilização e preservação daquelas importantes peças de arte religiosa.

Foi esse trabalho que agora chegou a bom termo e que define a boa colaboração existente entre a Câmara Municipal, a Direção Regional da Cultura do Norte e a Paróquia de Vila do Conde, instituições que se envolveram ativamente na preservação deste património Vilacondense.

Visite a Igreja Matriz de Vila do Conde e aprecie os inúmeros detalhes artísticos que aí existem.